Coimbra

CEARTE comemora 30 anos na mira do futuro

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 02-05-2016

 

PUBLICIDADE

 

No dia de comemoração dos 30 anos o CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato, apresentou as atividades comemorativas do aniversário, que irão decorrer ao longo de 1 ano – de Abril de 2016 a Abril de 2017 – e em torno de um lema:” Inovar na Tradição – Gestos de Futuro”.

PUBLICIDADE

cearte

Como referiu o seu Diretor Luís Rocha depois de apresentar o percurso e os resultados do Centro “são atividades que procuram mostrar como o artesanato é hoje uma profissão de futuro e como o CEARTE potencia a criatividade, a inovação e o Design em todos os processos formativos. Nos últimos anos, por necessidade ou por vocação, artesãos e criadores de todos as idades encontram nas atividades artesanais o seu rendimento e profissão, ancorada na herança cultural, na sustentabilidade e na humanização, fazendo da identidade cultural a marca distintiva das suas produções para acesso a novos mercados e para o sucesso empresarial.”

PUBLICIDADE

publicidade

Na sessão participaram cerca de 100 formandos dos cursos de qualificação da sede e do Pólo de Alvaiázere, mas que representam os mais de 40 mil que usufruíram da formação do Centro nestes 30 anos e os perto de 2.000 que neste ano de 2016 já foram formados pelo CEARTE, e os 836 que no dia de hoje se encontram em formação de Norte a Sul do país.

Luís Rocha justificou esta participação com “ queremos assinalar os 30 anos antes de mais com os que constituem a razão de ser do CEARTE e para quem trabalhamos todos os dias – os formandos, os jovens e adultos que procuram no CEARTE uma resposta para a melhoria das suas vidas”.

Cinco formandos deram o seu testemunho, valorizando a qualidade da formação do CEARTE, as excelentes condições tecnológicas, o apoio dado no empreendedorismo e a importância da formação para o seu futuro pessoal e profissional.

Diogo Ribeiro, jovem formando do CEARTE de 19 anos que vai representar a região centro no SKILLS Portugal disse mesmo: “o Campeonato e formação está a ser uma experiencia fantástica. Espero ter aqui o meu futuro profissional. Seria bom que mais jovens como eu acreditassem que com a formação profissional é possível encontrar o nosso futuro”

O CEARTE tem 30 anos de trabalho na resposta às necessidades de formação das artes e ofícios, do património e das indústrias culturais e criativas em Portugal pelo as atividades comemorativas procuram não só dar a conhecer o percurso e o trabalho do CEARTE, mas sobretudo apontar caminhos de futuro que passarão certamente pela elevação da qualificação dos portugueses, pela certificação de competências escolares e profissionais e pela formação dos ativos ao longo da vida.

A partir da sede em Coimbra dá formação em todo o país, apostando na formação tecnológica e no apoio técnico aos muitos criadores de todas as idades que hoje encontram no artesanato e nas produções culturais e criativas uma forma de vida.

Em nome da Administração Glória Santos referiu que” o CEARTE é hoje um nome prestigiado na formação em Portugal, graças ao trabalho desenvolvido pelos seus responsáveis e por todos os seus colaboradores, caracterizado por uma atitude permanente de inovação, competência e profissionalismo”.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE