Conecte-se connosco

Formação

CEARTE abre inscrições para curso pioneiro em Coimbra

Publicado

em

O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) inicia no dia 20 de setembro o curso de Artesão das Artes do Têxtil, pela primeira vez em Coimbra. E estão a decorrer as inscrições para este curso pioneiro na cidade.

O curso tem como objetivo ensinar a conceber e executar produtos de têxtil/lar e vestuário, elaborando projetos, selecionando e utilizando materiais, equipamentos e as técnicas de produção mais adequadas, inspirando-se em elementos do património cultural e tendo em conta as tendências de moda e a viabilidade produtiva/comercial. E a formação tem especial foco na área têxtil, envolvendo a aprendizagem de múltiplas técnicas e saberes, como tecelagem, bordados, costura, entre outras técnicas.

A duração de 1.425 horas inclui formação nas oficinas e laboratórios do CEARTE, mas também 210 horas de formação em contexto de trabalho ou estágios em ateliers ligados à moda e ao têxtil.

O curso irá decorrer de segunda a sexta-feira das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 e pretende-se que os alunos adquiram e desenvolvam competências na área, como: conceber e executar tecidos/produtos de tecelagem, utilizando a matéria-prima adequada, em tear de baixo liço;  executar tapeçarias, utilizando a matéria-prima adequada, em tear de alto liço; realizar pontos bordados em produtos de têxtil/lar e vestuário, utilizando as matérias-primas, equipamentos e ferramentas adequadas;  projetar, modelar e confecionar peças de vestuário, utilizando as matérias-primas, equipamentos e ferramentas adequadas.

O curso é dirigido a adultos desempregados,com a conclusão do 12.º ano de escolaridade, tendo diversos apoios sociais, como bolsa de formação mensal, subsídio de refeição, subsídio de transporte ou alojamento e, ainda, a possibilidade de subsídio de acolhimento (apoio a filhos que tenham que frequentar Creches e Jardins de Infância para as mães participarem no curso).

No final do curso, os participantes podem vir a conseguir emprego na área dentro de uma entidade, ou até criar o seu próprio atelier, contando, para o efeito, com o apoio do CEARTE na criação e desenvolvimento do negócio.

Para mais informações ou inscrições, os interessados devem consultar o site do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade