Economia

CE escolhe IPN como caso de sucesso de incubação na área do Espaço

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 05-05-2016

O Instituto Pedro Nunes (IPN) foi convidado, pela Comissão Europeia, a apresentar as suas boas práticas na coordenação do Centro de Incubação de Empresas da Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC Portugal) durante o 2º Workshop de Financiamento da Economia do Espaço, que decorreu em Bruxelas.

PUBLICIDADE

IPN

Lançado em finais de 2014, o ESA BIC Portugal é um dos 13 atuais centros de incubação da ESA a nível europeu. Nesta estrutura são apoiadas startups que apliquem tecnologia testada no Espaço em setores como saúde, transportes, energia, segurança e vida urbana.

PUBLICIDADE

O 2º Workshop de Financiamento da Economia do Espaço reuniu representantes da Comissão Europeia, da Agência Espacial Europeia e da Airbus, bem como investidores e incubadoras.

A iniciativa pretendeu debater novas formas de financiar o boom crescente de startups na área do Espaço que tem ocorrido sobretudo no Estados Unidos e na Europa, desde programas de financiamento de PMEs ao aparecimento de fundos de investimentos especializados na indústria espacial.

PUBLICIDADE

publicidade

Além do Instituto Pedro Nunes, o Science and Technology Facilities Council, do Reino Unido, foi também escolhido para apresentar a sua experiência na incubação de empresas na área do Espaço.

O setor espacial foi, durante muito tempo, mais vocacionado para objetivos estratégicos relacionados com a ciência e exploração do Espaço. Contudo, essa realidade tem vindo a mudar. Ao lidar com tecnologia “estado-da-arte”, cada vez mais este setor passa a ser visto como uma fonte de crescimento económico e de inovação que atrai a atenção de outros atores, como Estados, empresas e investidores privados.

A nova economia espacial representou cerca de 250 mil milhões de euros em receitas em 2014 e novos mercados se abrem, desde os nano-satélites, que estão a baixar de forma substancial o preço dos satélites, até à possibilidade de exploração de minério em asteróides.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE