O vereador da CDU levou, esta segunda-feira, 30 de janeiro, à reunião do Executivo Municipal, algumas queixas de moradores e comerciantes da zona da Sé Velha, em Coimbra.
Francisco Queirós começou por dizer que, no dia 23, o PCP visitou esta área “com o objetivo de conversar com moradores e comerciantes de forma a conhecer a visão das consequências das obras de renovação para a população que aí reside e trabalha”.
PUBLICIDADE
Notando que as principais preocupações apontadas remetem para “a nova disposição de pinos de regulação de trânsito que não somente desfiguram esteticamente a área como levantam constrangimentos de acesso e de estacionamento temporário de moradores, comerciantes, instituições e de emergência”.
As limitações do transporte público para a zona e a falta de acessos para mobilidade reduzida, bem como a disposição de novas floreiras sem consideração pelas necessidades dos estabelecimentos e a atribuição à hotelaria de lugares desproporcionados face aos moradores, são algumas das queixas apresentadas.
Por isso o vereador eleito pela CDU propõe “a remoção dos pinos atuais, a redistribuição de parte dos lugares reservados à hotelaria e a definição de lugares reservados à carga e descarga tanto para comerciantes como moradores e instituições”.
Pede também o “alargamento do serviço público de transporte (Pantufas) ao início da noite, sábados e domingos e a construção de rampas de mobilidade nas várias escadas existentes e a deslocação das floreiras de acordo com as necessidades dos estabelecimentos”.
A vereadora Ana Bastos referiu que a Autarquia criou uma equipa de proximidade que em conjunto com moradores e comerciantes da zona da Sé Velha irá dar respostas aos vários problemas que possam aparecer.
Veja o vídeo do Direto NDC:
PUBLICIDADE