Política

CDU pede mais funcionários e horas extra para apoiar atletas em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 hora atrás em 30-09-2025

O candidato da CDU (coligação PCP/PEV) à Câmara de Coimbra defendeu hoje que o município deve contratar mais funcionários para que as instalações funcionem em diversos horários, de forma a não prejudicar a preparação dos atletas.

“Temos em Coimbra atletas de alta competição que precisam de treinar diariamente, como é o caso da ginástica e da natação, que, em vésperas de provas, têm de ir treinar para outros concelhos”, denunciou à agência Lusa Francisco Queirós.

Isto acontece também com os ginastas porque, segundo o candidato, vereador do município de Coimbra em regime de permanência, as instalações desportivas “ou não estão disponíveis ou estão encerradas, nomeadamente aos fins de semana e feriados, porque não há pessoal suficiente”.

PUBLICIDADE

Para Francisco Queirós, o município tem de contratar mais funcionários e pagar horas extraordinárias para evitar este tipo de situações, “se se pretende uma cidade que aposta e valoriza o desporto”.

“Valorizamos imenso o desporto, numa visão em que as autarquias também têm de apoiar os pequenos clubes da cidade que para sobreviver precisam imenso de apoio, numa lógica em que uma cidade ganha com uma relação entre a Câmara, o desporto escolar e o associativismo”.

O candidato da CDU defendeu melhores instalações desportivas e mais apoio para o desporto e associativismo, lamentando que, nem sempre, a autarquia tenha apoiado devidamente este setor, nomeadamente o desporto escolar, “que já teve melhores dias”.

“Precisamos muito de apostar na formação de jovens, cuja prática é um exercício de cidadania, através do convívio, do jogo e do respeito pelos outros, assente num conjunto de regras de convivência num espaço partilhado que faz parte da formação dos jovens”, salientou.

A campanha da CDU passou ao início da tarde de hoje pelas instalações do Sport Club Conimbricense, na Baixa de Coimbra, uma coletividade com 115 anos, “que já faz parte do património da cidade, com momentos áureos em várias modalidades”.

Além de Francisco Queirós, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente José Manuel Silva, pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/NC/PPM/MPT/Volt), a ex-ministra Ana Abrunhosa, pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN), o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda, Maria Lencastre Portugal, pelo Chega, Sancho Antunes, pelo ADN, e Tiago Martins, pela Nova Direita.

O atual executivo é composto por seis elementos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE