Coimbra

CDU em Oliveira do Hospital defende água pública e obras do IC6 e IP3

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-05-2021

A CDU esteve em contacto com os feirantes e visitantes da Feira de Oliveira do Hospital, no dia 10 de maio, e alertou para os perigos e consequências da agregação de sistemas de fornecimento de água com outros municípios, como aconteceu recentemente em Oliveira do Hospital com a criação da empresa intermunicipal Águas Públicas da Serra da Estrela. A CDU pede também a continuação da obra do IC6.

PUBLICIDADE

A criação da empresa intermunicipal Águas Públicas da Serra da Estrela “constitui mais um passo no sentido da privatização deste recurso essencial, sendo uma estratégia mercantilista para ganhar escala, para que seja rentável a sua venda, como já aconteceu em muitos outros pontos do país. O acesso condicionado a Fundos Comunitários apenas para municípios que integrem sistemas intermunicipais é uma opção política do Governo PS de favorecimento ao negócio da água, que a CDU rejeita veementemente”, refere em comunicado.

O aumento do preço dos serviços, bem como a deterioração dos mesmos serão consequências que a população de Oliveira do Hospital sentirá a curto prazo. As consequências do aumento da fatura da água terão expressão não só para os munícipes, como também para as pequenas e médias empresas do concelho, lamenta a CDU que defende a democraticidade no acesso à água e a necessidade de políticas públicas de defesa da água pública, bem como a gestão e controlo municipal do fornecimento de água que é essencial para a qualidade de vida da população de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

A CDU apela à mobilização das populações para o firme combate a opções políticas que visam o potenciamento do negócio à custa das condições de vida de quem reside e trabalha no concelho. A água é um bem público, de todos, que deve ser gerida pelos municípios, estando ao serviço das populações, acrescentam. 

“É necessário e é possível continuar a obra do IC6 – Itinerário Complementar nº 6. Sim, para continuar a obra do IC6 – obra importante para o nosso Concelho e Região – basta haver, de facto, vontade política do Governo PS! E a propósito desta Obra do IC6, já basta de tanta promessa e de tanta propaganda eleiçoeiras, promessas que têm sido feitas mas não cumpridas pelos sucessivos Governos de PS e também de PSD e CDS/PP durante os últimos 15 anos pelo menos!”

PUBLICIDADE

publicidade

A CDU acusa o PS de promessas em vão com o aproximar das Eleições Autárquicas, “aí estão outra vez PS e Governo a reprometerem o avanço da obra do IC6 exatamente para “lavar a cara” aos seus candidatos às Eleições Autárquicas que, comprometidos, reproduzem essa mesma propaganda como se fossem o eco do Governo (PS)”, refere o comunicado.

O PCP e CDU reclamam a execução das vias rodoviárias estruturantes, como o IC6 e a recuperação do IP3 sem o pagamento de portagens. Mas também se defendem a recuperação das estradas regionais e municipais que ligam os concelhos uns aos outros e que unem as povoações, concluem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE