Política

CDU de Coimbra pede reflexão sobre conceito de cidade e mostrou-se confiante para domingo 

Notícias de Coimbra com Lusa | 50 minutos atrás em 10-10-2025

 A candidatura da CDU (PCP/PEV) a Câmara de Coimbra escolheu hoje um hipermercado para apelar a uma reflexão dos cidadãos sobre o modelo de cidade e mostrou-se confiante quanto a um reforço da votação no domingo.

O cabeça de lista Francisco Queirós disse à agência Lusa que perspetiva um reforço das posições autárquicas relativamente a 2021, quando elegeu um vereador e três elementos para a Assembleia Municipal.

“Vejo mais envolvimento e participação, com uma mobilização melhor do que há quatro anos”, salientou o candidato, que escolheu uma grande superfície comercial para contactos com a população, antes de terminar a campanha com uma caravana em Cernache.

PUBLICIDADE

A candidatura da CDU defendeu que uma cidade com mais qualidade de vida “passa por uma cidade onde há bairros, com comércio de proximidade, lojas, cafés e mercearias, parques infantis, espaços de lazer e um conjunto de equipamentos”.

De acordo com Francisco Queirós, uma câmara pode contribuir para essa qualidade, cuidando de espaços verdes e de lazer e da limpeza, criando parques infantis e condições de habitabilidades.

No caso de Coimbra, frisou que a Câmara liderada por José Manuel Silva, da coligação Juntos Somos Coimbra, tem trabalhado muito mal e “que há muito a fazer antes que seja tarde”.

O candidato, que é vereador da câmara pela CDU em regime de permanência, salientou que o pequeno comércio de bairro foi desaparecendo dos bairros “com muita influência das grandes superfícies”.

“Se dermos uma volta pela cidade verificamos que há cada vez mais zonas onde as pessoas não saem de casa porque falta o café de bairro, o parque infantil, uma zona verde e outros equipamentos, nos quais a Câmara de Coimbra tem de ter um papel interveniente”.

Para Francisco Queirós, uma Coimbra com vida “é uma cidade onde se vive com gosto nos diversos espaços e que não serve apenas para as pessoas irem dormir e seguir para o trabalho e ao fim de semana se fecharem nos centros comerciais”.

Além de Francisco Queirós, são candidatos à Câmara de Coimbra nas eleições do próximo domingo o atual presidente José Manuel Silva, pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt); a ex-ministra Ana Abrunhosa, pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN); o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda; Maria Lencastre Portugal, pelo Chega; Sancho Antunes, pelo ADN; e Tiago Martins, pela Nova Direita.

O atual executivo é composto por seis elementos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE