Política

 CDU aposta na empresária Ana Grade para a Câmara de Miranda do Corvo

Notícias de Coimbra com Lusa | 20 minutos atrás em 01-08-2025

A empresária Ana Grade é de novo a aposta da CDU para a liderança da Câmara de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, que desde 1976 tem sido gerida por PSD ou PS.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“Apresento-me como uma alternativa independente, de renovação e com provas dadas, numa altura em que cresce o cansaço da população com o ciclo repetitivo de alternância entre PS e PSD”, disse hoje à agência Lusa a candidata da coligação que integra o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista Os Verdes (PEV) CDU, assumindo um discurso de rutura com o panorama político local.

PUBLICIDADE

A sua prioridade passa por “recuperar o orgulho e afirmação do concelho”, apostando na atração de investimento económico e criação de emprego, fixação da população jovem, melhoria das acessibilidades, valorização dos serviços públicos e renovação dos espaços públicos.

“Não estou aqui por vaidade, mas porque sei o que esta terra podia ser e recuso-me a aceitar que continue nesta apatia, que a coloca cada vez mais longe dos concelhos vizinhos”, sustentou.

Segundo a candidata, Miranda do Corvo precisa de recuperar “de um atraso de mais de 20 anos no desenvolvimento e afirmação do território”.

Ana Grade lidera a empresa Fresbeira, do setor agroalimentar, sediada em Vila Nova de Poiares, que emprega cerca de uma centena de trabalhadores e gera um volume de negócios anual na ordem dos 50 milhões de euros.

A candidata foi vice-presidente da Associação Empresarial de Vila Nova de Poiares e é, desde 2007, presidente do Grupo Recreativo Mirandense, uma das maiores coletividades do concelho de Miranda do Corvo.

Licenciada em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, possui um MBA em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

A Câmara de Miranda do Corvo é presidida desde 2013 pelo socialista Miguel Baptista, que este ano conclui o terceiro mandato.

Nas últimas eleições, o PS obteve 45,41% (2.983 votos e quatro eleitos), contra 40,77% da lista de coligação PSD/PPM (2.678 votos e três mandatos no executivo municipal).

Ana Grade vai enfrentar nas urnas o social-democrata José Miguel Ferreira e o socialista José Mário Gama, que concorrem pela primeira vez à liderança do município.

De acordo com os dados da Pordata, residiam em 2024 no município de Miranda do Corvo 12.117 pessoas, distribuídas por quatro freguesias.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE