Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

CDS exige divulgação integral do relatório de Xavier Viegas aos deputados

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-12-2017

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, voltou hoje a exigir que o relatório sobre o incêndio de Pedrógão Grande realizado pela equipa de Xavier Viegas seja divulgado na totalidade, ainda que “à porta fechada”, no parlamento.

PUBLICIDADE

cristas

Para Assunção Cristas, “se há versões diferentes sobre o mesmo assunto”, justifica-se a divulgação integral do documento, encomendado pelo Governo ao Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Universidade de Coimbra, para que possa ser comparado com o relatório que a Comissão Técnica Independente entregou à Assembleia da República.

PUBLICIDADE

publicidade

“Só isso dará paz às pessoas e a todos os portugueses”, afirmou aos jornalistas, no final de uma reunião, no laboratório do CEIF, no aeródromo da Chã do Freixo, arredores da Lousã, em que participaram o professor Domingos Xavier Viegas, outros membros da sua equipa e os deputados centristas Nuno Magalhães, Telmo Correia e João Almeida.

Assunção Cristas realçou que “o interesse dos portugueses é conhecer com verdade tudo o que se passou” durante os incêndios que eclodiram, no dia 17 de junho, nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, nos distritos de Leiria e Coimbra, respetivamente.

PUBLICIDADE

“Não é possível ter versões contraditórias sobre factos”, sublinhou.

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) entende que o relatório concebido pela equipa de Xavier Viegas não deve ser publicado na totalidade, mas o catedrático tem vindo a defender o contrário.

Na Lousã, a líder do CDS-PP disse que os centristas respeitam o parecer da CNPD, mas continuam a exigir que o Governo de António Costa faculte o documento na íntegra ao parlamento, para que os deputados o possam analisar, “com toda a cautela e toda a reserva” e para que “não restem nenhumas dúvidas” sobre a tragédia de junho.

Há quase meio ano, os fogos devastaram extensas áreas florestais da região Centro, em Pedrógão Grande e municípios vizinhos, provocando 65 vítimas mortais e mais de 200 feridos, além de elevados prejuízos materiais.

Segundo Assunção Cristas, importa que o Governo faculte o relatório de Xavier Viegas ao parlamento, pelo menos aos deputados que integram a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

“Certamente que haverá um momento em que o professor Xavier Viegas poderá ir ao parlamento”, para debater a matéria com os deputados, já depois de estes terem podido analisar o relatório do CEIF da Universidade de Coimbra e fazer a sua comparação com o documento elaborado pela Comissão Técnica Independente, disse.

Na sua opinião, o Governo “não pode impedir os deputados de acederem ao relatório”, cuja divulgação pelo executivo foi até agora apenas parcial.

“Estamos há muito tempo, no parlamento, a solicitar o relatório completo”, disse ainda a líder centrista, acentuando a intenção do seu partido de “ajudar a descobrir a verdade e aprender com essa verdade”.

O investigador Xavier Viegas não falou aos jornalistas, mas revelou a sua disponibilidade para receber outros partidos e com eles debater este assunto nas instalações que o CEIF possui no concelho da Lousã, no distrito de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com