Desporto

CCES deu um passo em frente! AAC quer mais.

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 17-02-2016

Associação Académica de Coimbra considera que a primeira reunião do Conselho Coordenador do Ensino Superior, dia 24 de Março, é um passo importante para o progresso do sistema educativo. No entanto, reivindica funções de regulação dentro do CCES e mais representação estudantil.

PUBLICIDADE

josé dias

A ex-reitora da Universidade de Aveiro, Helena Nazaré, foi nomeada presidente do Conselho Coordenador do Ensino Superior que se reúne pela primeira vez a 24 de março.

PUBLICIDADE

publicidade

A Associação Académica de Coimbra, que já havia alertado para a urgência da constituição do CCES, considera positivo o reforço da participação dos diversos agentes educativos através do Conselho.

No entanto, José Dias, presidente da Associação Académica de Coimbra, considera ser fundamental que, para além de funções consultivas, sejam atribuídas ao CCES funções de regulação, de modo a que possa intervir nas assimetrias e desigualdades sociais encontradas no Ensino Superior, nomeadamente no que diz respeito à sua binariedade e financiamento.

PUBLICIDADE

O reforço da representação estudantil dentro do CCES é uma prioridade para a Associação Académica de Coimbra.

José Dias, presidente da AAC, refere que “a inserção de cinco estudantes das Associações Académicas, dois do Ensino Universitário, dois do Ensino Politécnico e um do Ensino Privado permite que sejam representados todos os estudantes dentro de cada subsistema e, consequentemente, é equilibrado o poder de decisão estudantil com a do Governo e das IES”.

Assim, propõe a sua transformação num órgão de carácter deliberativo e com competências reforçadas nas áreas da regulação da rede, da criação de consórcios, da revisão do RJIES e da implementação da vertente da Ação Social. Para além disso, a AAC sugere a inserção das CCDR no CCES, com carácter consultivo, no âmbito da discussão da criação de consórcios.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE