Coimbra

CCDRC apresenta inCENTRO, a app para atrair investimento no território da Região

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-10-2020

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) apresenta amanhã, dia 8 de outubro, a aplicação inCENTRO, uma ferramenta digital que visa contribuir para a captação de iniciativas de investimento territorial nos municípios que compõem a região Centro, divulgou hoje a organização em nota enviada ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

Aplicação inCENTRO é da responsabilidade da CCDRC

A ferramenta, que pode ser consultada neste link , reúne a diversidade de oferta relativa às condições para a instalação das empresas e o leque de benefícios fiscais, financeiros, e sociais, disponibilizados pelos municípios para atrair novas famílias e fixar as residentes, sobretudo nos territórios mais desfavorecidos.

De acordo com Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, “a aplicação inCENTRO disponibiliza as múltiplas e diversificadas iniciativas, desenvolvidas pelas autarquias, para atrair investimento e população aos seus territórios. O objetivo é não só divulgar estas boas práticas, mas também que as autarquias se inspirem umas nas outras para encontrarem novas formas de incentivos. Procuramos ser um parceiro das autarquias no esforço de disponibilização de informação sobre as suas áreas de acolhimento empresarial”.

PUBLICIDADE

publicidade

A apresentação da inCENTRO será feita num webinar, às 10.30h, que conta com a participação do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel. O webinar é aberto a todos os interessados nesta ligação para a plataforma.

PUBLICIDADE

A aplicação inCENTRO está estruturada em três grandes áreas. A primeira  é dedicada aos Incentivos Locais (às empresas e às famílias) e informa sobre os benefícios fiscais e financeiros que cada município concede na área territorial da sua influência e as taxas fiscais municipais aplicadas, as suas reduções, isenções e os benefícios financeiros. Possui ainda uma ferramenta comparativa dos incentivos disponíveis nos vários municípios.

O Acolhimento Empresarial é a segunda área da app que inclui a apresentação geográfica das áreas de acolhimento empresarial, com a informação mais relevante sobre as suas localizações, características e disponibilidades. Constam da aplicação cerca de 365 áreas de acolhimento empresarial, que apresentam cerca de 10 000 lotes, dos quais estão disponíveis cerca de 2 000. A região Centro possui mais de 12.000 hectares de espaços para acolhimento de empresas de grande, média e pequena dimensão.

A Caracterização Territorial é a terceira área da aplicação inCENTRO, onde se reúnem os dados estatísticos que são provenientes da plataforma DataCentro, cujo sistema de monitorização e avaliação da situação da região Centro integra mais de 1.000 indicadores estatísticos de diferentes fontes de informação, que podem ser conjugados à medida das necessidades do utilizador.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE