A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) lança esta segunda-feira, 7 de outubro – Dia da Consciencialização do Idadismo – o Concurso Regional Idadismo Zero, uma iniciativa que desafia os estudantes do ensino superior da região Centro a apresentarem ideias e projetos inovadores para combater o idadismo.
Promovido em articulação com as instituições de ensino superior da região, o concurso visa reconhecer e valorizar propostas que contribuam para eliminar a discriminação com base na idade, promover o envelhecimento ativo e saudável, e reforçar a solidariedade entre gerações. O idadismo, definido como qualquer forma de discriminação, preconceito ou estereótipo com base na idade, é apontado como um obstáculo à construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária.
Através deste concurso, a CCDR Centro pretende estimular a reflexão crítica entre os jovens universitários, incentivando-os a desenvolverem ações concretas – individuais ou em grupo – que promovam uma cultura de respeito pelas pessoas mais velhas. O objetivo é criar condições para que todos possam viver com dignidade e sentido em todas as fases da vida.
PUBLICIDADE
Dirigido a todos os estudantes do ensino superior público e privado da região Centro, o concurso permite a apresentação de candidaturas em equipas de um a três alunos, acompanhados por um professor responsável. O período de candidaturas decorre entre 7 de outubro e 15 de dezembro de 2025.
A iniciativa vencedora será premiada com 1.000 euros, distribuídos em 750 euros para a equipa de alunos e 250 euros para o docente orientador. Sempre que possível, o projeto vencedor será desenvolvido e implementado pela CCDR Centro como uma boa prática regional no combate ao idadismo.
Aberto a propostas de qualquer área de formação e em qualquer tipo de suporte, o Idadismo Zero representa uma oportunidade para os jovens transformarem ideias criativas em ações com impacto real, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa para todas as idades.
PUBLICIDADE