Coimbra

Benfiquistas celebram 38 em Coimbra

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 27-05-2023

Fumo vermelho e branco e, a espaços, de laranja, deram um colorido diferente à Praça da República logo após a conclusão do jogo entre o Benfica e o Santa Clara. O triunfo dos “encarnados” por 3-0, em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga, ficou selado por muito entusiasmo em Coimbra.

PUBLICIDADE

Aos fumos provenientes das tochas juntaram-se fogo de artifício, petardos em catadupa e cânticos como “o campeão voltou”. O Benfica tinha acabado de conquistar pela 38.ª vez o título português após quatro anos em branco.

Os festejos alargaram-se às buzinadelas dos carros que circulavam na Praça da República, aos bombos e ao fogo preso, perante o olhar atento do dispositivo da Polícia de Segurança Pública (PSP) presente no local.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi preciso a força de segurança desviar o trânsito junto ao Teatro Académico Gil Vicente, bem como na Rua Alexandre Herculano e na Rua Almeida Garrett, apenas se circulava de Celas para a Avenida Sá da Bandeira. Tratou-se de uma posição da PSP a partir do momento em que teve de intervir para libertar três autocarros que ficaram imobilizados pelos adeptos que abanavam numa das entradas da Praça da República.

Entre os muitos adeptos, o Notícias de Coimbra encontrou Filipe Albuquerque, que trouxe para as comemorações as filhas, de sete e quatro anos, e os sobrinhos de 10 e oito anos para festejar nesta zona da cidade. “Estamos num programa de família a celebrar o título”, disse o piloto conimbricense, referindo que o Benfica é o clube por quem torce, apesar do seu coração ser da Académica.

PUBLICIDADE

“É a cereja no topo do bolo do meu aniversário, mas foi muito dificil”, disse, por seu turno, o adepto António Coimbra. Fernando Paulo chegou à Praça da República equipado a rigor e com a sua corneta e águia do Benfica para celebrar o 38.º título das águias:  “Foi excelente esta vitória”, salientou emocionado.

De cachecol ao pescoço e de telemóvel na mão a registar o momento, João Marques nunca duvidou que o campeonato era dos encarnados.

Acompanhado de um grupo de amigos, Bruno Nascimento considerou que a conquista deste título tem mais sabor depois do jejum de três anos.

Sandra Amaro, de Antanhol, acreditou desde cedo na vitória do Benfica e decidiu vir trajada de vermelho e branco para festejar com a sua família. “Fui sempre acreditando, mesmo na fase mais tremida”, sublinhou.

O Notícias de Coimbra também encontrou Filipa Dinis, de Coimbra, que deu um saltinho aos festejos, enquanto assinalava a sua despedida de solteira com quatro amigas.

O Benfica sagrou-se este sábado campeão português de futebol pela 38.ª vez, depois de vencer em casa o lanterna-vermelha Santa Clara, por 3-0, em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa.

Os golos encarnados foram marcados por Gonçalo Ramos (07 minutos), Rafa (28) e Grimaldo (60), de penálti.

Após uma ‘seca’ de três temporadas, os ‘encarnados’ voltaram a festejar um título nacional, terminando a I Liga com 87 pontos, mais dois do que o FC Porto.

Veja os diretos:

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE