Empresas

Caves São Domingos aposta no enoturismo

Notícias de Coimbra | 4 minutos atrás em 23-10-2025

As Caves do Solar de São Domingos, com sede em Anadia, reforçam a estratégia de crescimento sustentado através de dois eixos centrais: a modernização da capacidade produtiva e o investimento em enoturismo.

Atualmente com uma produção anual de cerca de 800 mil garrafas, a empresa está a preparar-se para duplicar este volume, com o objetivo de atingir 1,5 milhões de garrafas nos próximos anos.

Trata-se de um investimento significativo em novas infraestruturas e equipamentos, prática regular na empresa, destinado a responder ao crescente interesse pelos espumantes da Bairrada em mercados nacionais e internacionais.

PUBLICIDADE

Paralelamente, está em curso um investimento de cerca de meio milhão de euros na criação de uma nova sala de provas e eventos, que deverá estar concluída até 2026.

O objetivo é reforçar a componente de enoturismo e tornar a experiência de visita ainda mais imersiva, num percurso que, numa fase posterior, passará a integrar ligação direta às galerias subterrâneas, onde atualmente estagiam acima de 3 milhões de garrafas, durante, no mínimo, 24 meses.

“Ao investir no aumento da capacidade produtiva e no enoturismo, estamos a criar bases sólidas para um crescimento sustentável, que beneficia não só a empresa como todo o território”, afirma Alexandrino Amorim, administrador das Caves do Solar de São Domingos.

Reconhecidas como uma das casas mais emblemáticas da Bairrada, as Caves São Domingos afirmam-se não apenas pela produção de espumantes, vinhos tranquilos e aguardentes de excelência, mas também pelo contributo económico e social que têm para a região.

Fundada por Elpídio Martins Semedo em 1937, a empresa Caves do Solar de São Domingos foi desde 1970 dirigida por Lopo de Sousa Freitas, responsável pelo grande desenvolvimento da casa ocorrido ao longo das últimas décadas.

Inicialmente vocacionada para a produção de espumantes, de elevado reconhecimento nacional e internacional, ao longo dos tempos foi-se alargando a gama de produtos, adicionando-se aguardentes velhas, aguardentes bagaceiras e vinhos Bairrada, mantendo sempre uma preocupação constante com a qualidade. 

As galerias das Caves do Solar de São Domingos albergam atualmente mais de três milhões de garrafas de espumante.

Estes espumantes são produzidos exclusivamente pelo método clássico, exigindo um estágio médio de 2 a 10 anos em cave. Complementam este acervo milhares de vinhos engarrafados e centenas de quartolas em carvalho francês, reservadas à produção das prestigiadas aguardentes vínicas.

As galerias escavadas na rocha, a sala Baga destinada a provas e banquetes, o museu com mais de 80 anos de história expostos na sala Bairrada, e a loja de vinho, compõem a oferta de Enoturismo da marca.

Com o passar dos anos o portefólio cresceu e conta agora com outras referências no mercado como Lopo do Freitas, Elpídio e Volúpia. Além disso, a marca implementou eventos de prestígio como o Espumante na Cidade ou o São Domingos Summer Fest.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE