Coimbra

Cavalo Azul celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-12-2020

A Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência – A.F.S.D – organizou um programa para marcar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que, este ano, assenta no mote da complementaridade entre as respostas sociais de Centro de Atividades Ocupacionais, Lar Residencial e o Centro de Apoio à Vida Independente (projeto-piloto), ancnuciou hoje a instituição em comunicado enviado a Notícias de Coimbra, 

PUBLICIDADE

Pretende divulgar e dar a conhecer estas três realidades: Tenho deficiência e vou ao CAO; Tenho deficiência e estou no LAR e  Tenho deficiência e beneficio do CAVI.

PUBLICIDADE

Serão lançados dois conteúdos nas redes sociais e site institucional que pretendem demostrar as atividades e dinâmicas diárias das duas respostas sociais da A.F.S.D. Cavalo Azul – CAO e LRE.

Para divulgação do projeto-piloto de Apoio à Vida Independente, o CAVI Cavalo Azul promoveu a organização do I Encontro Regional de CAVI da Região Centro que contará com testemunhos virtuais de diferentes envolvidos, e lançará, durante o mês de dezembro o Podcast – Conversas Independentes.

PUBLICIDADE

publicidade

“No âmbito deste encontro realizou-se um diagnóstico que contou com as respostas dos 9 CAVI da Região Centro e que permitiu apurar que o projeto piloto presta assistência na região centro, neste momento, a 188 pessoas com deficiência e/ou incapacidade, que estão em lista de espera 125 pessoas e que são 114 os assistentes pessoais que, na região centro, prestam apoio individualizado e em contexto a estas 188 pessoas com deficiência e/ou incapacidade”, adianta a instituição.

O espírito da celebração deste dia por parte da A.F.S.D passa por afirmar que estas respostas são complementares dadas as necessidades individuais, capacidades e contextos de cada pessoa com deficiência e/ou incapacidade. Nem a institucionalização nem a desinstitucionalização são respostas exatas e diretas para os diferentes contextos, sendo para isso necessário existir e estabelecer-se um equilíbrio entre as diferentes respostas, de modo a que seja possível dar às pessoas com deficiência e/ou incapacidade a melhor qualidade possível na resposta prestada, remata a Cavalo Azul.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE