Cidade

Cavalo Azul assinala 1º aniversário

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 29-03-2016

Na próxima sexta-feira, dia 1 de abril, o Centro Cavalo Azul assinala o primeiro ano de funcionamento.

PUBLICIDADE

saude-mental-726x400

Construído pela A.F.S.D. – Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência, o Centro Cavalo Azul tem por missão a valorização e integração social de pessoas com necessidades de cuidados especiais.

PUBLICIDADE

publicidade

As comemorações do primeiro aniversário têm início às 16 horas, com o dueto musical Rafaela e David do grupo do Estúdio de Ópera, seguindo-se a representação da peça de teatro “Cavalo Sombra” pelo grupo “Imaginação”, constituído por utentes do centro Cavalo Azul, bem como uma largada de balões, a atuação do grupo etnográfico “Cantares e Danças de Assafarge” e o lanche, e convívio.

O primeiro ano foi marcado pela entrada dos primeiros utentes residentes, na resposta social de Lar Residencial (LRE) e dos primeiros utentes externos, na resposta social de Centro de Atividades Ocupacionais CAO). Foi também o ano da celebração do acordo de financiamento com a Segurança Social, permitindo o acolhimento de utentes, independentemente da sua condição socioeconómica.

PUBLICIDADE

O centro Cavalo Azul investiu igualmente na aquisição de uma viatura adaptada ao transporte dos utentes e no registo de marca social nacional Cavalo Azul.

Atualmente, o CAO tem uma lotação de 30 utentes e teve no seu primeiro ano de vida uma taxa de ocupação de 50%. O LRE, com uma lotação de 12 utentes, teve uma taxa de ocupação de 75%.

O centro Cavalo Azul tem explorado o empreendedorismo social e firmado parcerias com outras entidades para, a partir das atuais respostas sociais, vir a desenvolver com os seus utentes outras atividades económicas de natureza instrumental e socialmente úteis, com vista à integração profissional de jovens com deficiência mental, em que os resultados económicos daí resultantes sejam exclusivamente reinvestidos no financiamento das missões da Cavalo Azul.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE