Conecte-se connosco

Desporto

Catorze modalidades promovem o Dia Paralímpico Nacional em Coimbra (com vídeos)

Publicado

em

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) promove, esta segunda-feira, no Parque Verde do Mondego, em Coimbra, o Dia Paralímpico Nacional, que permite aos visitantes experimentarem “catorze modalidades paralímpicas”, promovendo assim “a prática desportiva para todos”, como realça o presidente do Comité Paralímpico de Portugal.

O evento, organizado em parceria com a Câmara Municipal, insere-se na 1.ª edição da Expo Desporto #Coimbra 2022, assinala também as comemorações do 14.º aniversário do CPP e pretende atrair mais praticantes para o desporto adaptado, frisa José Manuel Lourenço.

A cerimónia de abertura decorreu ao início desta manhã, com o secretário de Estado do Desporto e Juventude a anunciar que, dentro de poucas semanas, será celebrado o contrato-programa com o Comité Paralímpico de Portugal para que, pela primeira vez, os atletas paralímpicos tenham financiamento igual aos atletas olímpicos durante todo o período de preparação e participação.

João Paulo Correia adiantou que o apoio do Governo para a preparação e participação nos próximos Jogos Paralímpicos Paris 2024 vai ser de 9,2 milhões de euros.

João Manuel Lourenço congratulou-se com o facto das condições financeiras para o projeto paralímpico irem ser iguais às do projeto olímpico.

“Está concretizada uma ambição muito antiga de termos igualdade de condições financeiras para a preparação dos atletas e treinadores, sejam ao nível das bolsas ou dos prémios de mérito desportivo”, sublinhou.

São catorze as modalidades paralímpicas (atletismo, badminton, boccia, basquetebol em cadeira de rodas, canoagem, ciclismo, goalball, halterofilismo, judo, remo, ténis em cadeira de rodas, ténis de mesa e tiro) que podem ser apreciadas pela comunidade escolar e por toda a população.

Veja os diretos NDC:

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com