Coimbra

Catedrático de Coimbra alude a “limitação dos direitos em nome da protecção”

Rui Avelar | 4 anos atrás em 18-03-2020

O catedrático de Direito da Universidade de Coimbra Jónatas Machado classificou, hoje, a provável declaração do estado de emergência em Portugal como “limitação dos direitos em nome da protecção dos direitos”.

PUBLICIDADE

Para o professor universitário, as medidas equacionadas correspondem àquilo que “a população tem aceitado”, sendo que, em alguns casos, ela teve o mérito de tomar a dianteira em matéria de precaução.

PUBLICIDADE

Ao alertar para a necessidade de bom senso, ponderação e sentido de proporcionalidade, Jónatas Machado declarou a NOTÍCIAS de COIMBRA que, materialmente, a provável declaração do estado de emergência remete, “sobretudo, para uma autolimitação”.

Na obra “Direito constitucional e teoria da Constituição”, outro eminente catedrático, Joaquim Gomes Canotilho, faz notar que se assiste, hoje em dia, a “uma nítida europeização do princípio da proibição do excesso” através do cruzamento de culturas jurídicas de vários países.

PUBLICIDADE

publicidade

“As medidas restritivas dos direitos fundamentais devem ser proporcionais ao fim visado e jamais atingirem a substância do Direito”, indica Gomes Canotilho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE