Desporto

Catarina Costa perde na luta pelo bronze a 19 segundos do fim

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 27-01-2023

A judoca Catarina Costa ficou fora do pódio no Grand Prix de Portugal, ao perder hoje no combate de atribuição da medalha de bronze em -48 kg, diante da espanhola Mireia Lapuerta Comas.

PUBLICIDADE

Depois de ter conquistado a medalha de ouro na primeira edição em 2022, Catarina Costa partia hoje para a competição no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada como grande candidata às medalhas, mas acabou com duas derrotas e duas vitórias.

Depois de ter vencido a sua ‘poule’, com triunfos diante da israelita Tamar Malca (46.ª) e da austríaca Katharina Tanzer (22.º), a judoca de Coimbra, primeira cabeça de série e sétima do mundo, cedeu nas meias-finais.

PUBLICIDADE

Catarina Costa começou por perder num combate que foi uma verdadeira ‘maratona’ de quase 12 minutos, diante da cazaque Galiya Tynbayeva (52.ª) e já na luta pelo bronze viu-se sem tempo para recuperar, numa desvantagem perto do final.

A judoca até teve um combate equilibrado frente a Lapuerta Comas, apesar da dificuldade que sentiu na pega superior da adversária e na repetida tentativa de uchi-mata, técnica de desequilíbrio com pega e encaixe entre as pernas do adversário.

PUBLICIDADE

Foi assim que Lapuerta Comas, que registava uma derrota e uma vitória em combates anteriores com a portuguesa, desequilibrou e projetou parcialmente Catarina Costa, com um waza-ari, que foi suficiente a 19 segundos do final.

Com o cronómetro muito perto dos quatro minutos, para Catarina Costa foi grande o desalento perante a evidência que era muito difícil anular a desvantagem sofrida já muito perto do fim.

Portugal terminou o primeiro dia, dedicado às categorias mais leves, sem lugares de pódio e com 11 dos 17 judocas em ação no primeiro dia a serem eliminados logo na estreia, casos de Rodrigo Lopes (-60 kg), Joana Diogo, Mariana Máximo e Catarina Silva (-52 kg), Raquel Brás, Ana Agulhas e Teresa Trindade (-57 kg), Miguel Pisco, Bruno Bento, Nuno Martins e Bernardo Tralhão (-66 kg),

Raquel Brito (-48 kg), Maria Siderot (-52 kg), Emerson Silva e Ricardo Pires (-60 kg) e Miguel Gago (-66 kg) ainda fizeram dois combates, e Catarina Costa (-48 kg) quatro.

A seleção portuguesa tem inscritos 39 judocas na competição, que prossegue no sábado e no domingo e é a primeira prova do ano do circuito internacional, pontuando para os Jogos Olímpicos de Paris2024.

No sábado estarão em prova Bárbara Timo e Wilsa Gomes (-63 kg), Joana Crisóstomo e Taís Pina (-70 kg), João Crisóstomo, Otari Kvantidze, Saba Danelia e Lucas Bernardo (-73 kg), e Anri Egutidze, João Fernando, Manuel Rodrigues e Diogo Rangel (-81 kg), enquanto no domingo fecham a participação lusa Patrícia Sampaio, Carolina Paiva e Beatriz Moreira (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Ricardo Serrão (-90 kg), Célio Dias, Ailton Cardoso, Guilherme Silva e Diogo Brites (-100 kg) e Vasco Rompão (+100 kg).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE