Vamos

“Judeus de Coimbra” no Edifício da Inquisição

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 12-12-2023

O catálogo da exposição “Judeus de Coimbra” foi apresentado hoje, dia 12 de dezembro, no Edifício da Inquisição, numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, da autora, Berta Duarte, e de Luísa Trindade, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC), que fez a apresentação da obra. O catálogo é editado pela Edições Almedina e encontra-se à venda nessa livraria e no Museu Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

O catálogo reflete o programa da exposição “Judeus de Coimbra”, patente no Edifício da Inquisição, e tem por base o trabalho de investigação desenvolvido por Berta Duarte, antiga chefe da Divisão de Museologia da CM de Coimbra, que recorreu a fontes documentais, à consulta de vasta bibliografia e a propostas de identificação e interpretação de vestígios materiais que sobreviveram no território urbano de Coimbra.

O extenso conjunto dos materiais reunidos permitiu a construção de uma narrativa histórica, que se inicia com a primeira diáspora do povo de Moisés, que promoveu a fixação das mais antigas comunidades judaicas em terras de Sefarad, e termina com as grandes movimentações de abandono da Península Ibérica, na sequência da proibição da religião e de um ambiente social de crescente intolerância, fechando-se, assim, um longo ciclo de permanência de judeus em Portugal.

PUBLICIDADE

Berta Duarte nasceu no Fundão, fez os primeiros estudos na Guarda e concluiu a formação académica em Coimbra, com a licenciatura em História. Integrou a CM de Coimbra em 1982 e desempenhou cargos dirigentes durante 27 anos, nas áreas da Cultura e da Museologia. Desenvolveu numerosos projetos museográficos, com particular destaque para a Coleção Telo de Morais, o Núcleo da Cidade Muralhada, o Memorial Irmã Lúcia, o Centenário do Edifício Chiado e o Núcleo da Guitarra e do Fado. É autora de vários artigos publicados, nomeadamente, no Arquivo Coimbrão, na Revista Monumentos e na Rua Larga.

A exposição “Judeus de Coimbra” pode ser visitada gratuitamente no edifício do Pátio da Inquisição, de terça-feira a sábado, das 13:00h às 18:00h. O espaço encerra ao domingo, segunda-feira e feriados.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE