Coimbra

Casuar: o pássaro mais perigoso do mundo é encantador

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 01-11-2024

É improvável que se cruze com esta ave. Mas, se acontecer, não se deixe encantar pela sua beleza, pois trata-se do pássaro mais perigoso do mundo.

O reino animal tem inúmeras espécies fascinantes. Entre elas, as aves destacam-se como referência para quem aspira a voar. Elas são particularmente interessantes. Embora existam tipos de aves muito diferentes, elas encontram-se sempre cobertas de penas e apresentam asas. Nem todas conseguem voar e algumas revelam uma beleza singular. 

PUBLICIDADE

Podemos pensar em aves muito diferentes, nomeadamente: águia, falcão, galinha, peru, pavão, papagaio, entre muitas outras. No entanto, no conjunto de aves que podemos encontrar no mundo, há uma em particular que devemos evitar por se revelar ser uma grande ameaça. O Casuar, que é um animal esteticamente atrativo, deve ser admirado, mas ao longe… 

É improvável que se cruze com esta ave. Mas caso isso aconteça, não se deixe encantar pela sua beleza, pois é o pássaro mais perigoso do mundo.

O que deve saber sobre o casuar?

Apesar da aparência dócil e da beleza que apresenta, o casuar pode surpreender pelo seu temperamento e imponência. Esta ave apresenta um aspeto pré-histórico. Ela é frequentemente comparada a um dinossauro, devido à sua aparência e ferocidade.

Além de feroz, o casuar é veloz e territorial. Por isso, é comparado ao velociraptor. 

Características da ave

Esta ave rara da Austrália e da Papua-Nova Guiné tem algumas características que ajudam a perceber por que razão representa tanto perigo. O casuar (cujo nome científico é Casuarius) é uma ave que integra a família das ratites, como as avestruzes, o emu e o kiwi.

O casuar é uma ave bastante bonita, com cores vivas. A sua plumagem negra contrasta com a cabeça colorida, que parece um impressionante capacete. 

Apesar de terem asas, elas são muito pouco desenvolvidas. Por isso, o casuar é incapaz de voar. Contudo, as suas pernas são longas e fortes, com ossos duros. Elas podem ser usadas de várias formas, da mobilidade à defesa. 

Esta ave é bastante veloz. O casuar pode atingir 50 km por hora e saltar até 1,5 m. Este animal tem ainda outra capacidade surpreendente: ele é capaz de nadar.

Relação com a avestruz

A avestruz é a ave mais pesada do mundo. O casuar segue-a na segunda posição. Esta é uma ave de grande envergadura. Um casuar pode atingir os 2 metros de altura na idade adulta, podendo pesar até 60 quilos. 

Apesar do casuar ser menor do que a avestruz, ele é bastante mais feroz. Este animal está bem equipado. Tem garras capazes de causar danos graves, que podem mesmo matar uma pessoa. A garra afiada do casuar pode ter até 12 cm, o que se revela uma verdadeira arma contra os seus inimigos.

Precauções a ter

Os especialistas consideram que este animal é uma espécie perigosa para o ser humano. Por isso, deve haver cuidado quando se está na sua presença. Geralmente, esta ave é um animal bastante tímido. Por isso, se o casuar não se sentir incomodado, não irá revelar o seu lado feroz.

Caso se sinta, ele irá atacar sem hesitar, com toda a força. Num encontro súbito com esta ave, a recomendação é que recue lentamente e utilize alguns itens como barreira, por exemplo, mochilas. 

Estudos realizados 

Existem poucas espécies de pássaros responsáveis por causar a morte a pessoas através de ataques físicos. Mas isso acontece com a avestruz e o casuar. Em 2002, foi publicado um estudo no Journal of Zoology que apresentou uma análise a 221 ataques de casuar. 

Entre estes, 150 foram contra pessoas. A maioria dos ataques do casuar aconteceu enquanto as pessoas estavam a alimentar a ave. Por isso, esta prática é fortemente desencorajada pelos especialistas. 

Relatos da sua crueldade

Ocasionalmente, surgem relatos que comprovam que se está perante a ave mais perigosa do mundo. Uma das vítimas mais recentes foi um norte-americano. Marvin Hajos, de 75 anos, vivia em Gainesville, na Florida.

O idoso tinha um casuar como animal de estimação. Num momento em que estava na sua casa, ele caiu no quintal. Nesse momento, foi atacado mortalmente pelo casuar, enquanto se encontrava no chão. 

Apesar do homem ainda ter feito uma chamada para os serviços de emergência, não sobreviveu. Outra pessoa deparou-se com o cenário e fez uma segunda chamada. Hajos foi transportado para um hospital nas redondezas. No entanto, não conseguiu resistir aos ferimentos provocados pelo casuar.

Outro caso conhecido é o de Philip McClean, na Austrália. Este rapaz de 16 anos terá tentado matar a ave com o seu irmão, batendo-lhe com paus. Ele teve o azar de cair no chão e a ave realizou um ataque que o tornou a ele na vítima mortal. 

O casuar pontapeou o pescoço do rapaz com ferocidade, matando-o. Ainda derrubou o irmão mais novo, mas este fugiu. 

Apesar do casuar ter este poder todo contra os humanos e representar um perigo, esta ave encontra-se em risco de extinção. Por isso, há que tomar medidas para preservar esta espécie. 

Mesmo que represente um perigo quando é confrontada, trata-se de uma espécie de ave muito pacífica, no seu ambiente. É importante manter o equilíbrio ecológico nas florestas onde o casuar vive e preservar o seu habitat para garantir a sua sobrevivência. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE