Mundo

Castelo da Bela Adormecida é património da UNESCO

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 dia atrás em 24-07-2025

O famoso Castelo de Neuschwanstein, conhecido por ter inspirado o Castelo da Bela Adormecida da Disney, foi oficialmente reconhecido como Património Mundial da UNESCO, juntando-se a outros três palácios alemães construídos pelo rei Luís II da Baviera.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Além de Neuschwanstein, o Palácio de Linderhof, o Palácio de Herrenchiemsee e a Residência Real de Schachen foram incluídos na lista do património cultural e natural da organização.

PUBLICIDADE

A decisão foi tomada na 47ª sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, realizada em Paris, após candidatura da Comissão alemã da UNESCO. Segundo a Turismo da Alemanha, esses palácios “estão harmoniosamente integrados numa paisagem cultural que seduz pela sua autenticidade e variedade”.

Luís II, rei da Baviera entre 1864 e 1886, iniciou a construção do Castelo de Neuschwanstein em 1868, buscando criar um refúgio idealizado longe da corte de Munique, num cenário que hoje representa o romantismo alemão em estado puro. Além de Neuschwanstein, inspirado em castelos medievais e que se tornou um dos principais símbolos turísticos da Alemanha, o rei ordenou a construção de palácios que remetem a épocas e estilos variados: Herrenchiemsee, inspirado no Palácio de Versalhes; Linderhof, uma villa da alta burguesia do século XIX; e Schachen, situado a 1866 metros de altitude com vistas para o maciço de Wetterstein.

Com esta nova inclusão, a Alemanha conta agora com 55 sítios inscritos na lista da UNESCO, sendo 52 culturais e três naturais, refletindo a riqueza histórica e cultural do país.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE