Castanheira de Pera decreta três dias de luto municipal e cancela festas

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-06-2017

O presidente da Câmara de Castanheira de Pera determinou hoje o cancelamento das atividades lúdico-recreativas agendadas pelo município para os próximos dias, devido ao incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande e alastrou depois a este concelho.

PUBLICIDADE

De acordo com o autarca Fernando Lopes, o cancelamento das atividades lúdico-recreativas inclui os festejos de 04 de julho – aniversário do concelho de Castanheira de Pera, “data que será assinalada apenas com o hastear da bandeira, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, pelas 10:30, seguido de um minuto de silêncio e de uma missa em homenagem às vítimas, pelas 11:00, na Igreja Matriz”.

Além do cancelamento das atividades, o presidente da Câmara de Castanheira de Pera decretou três dias de luto municipal, face ao “cenário dantesco” que se vive no concelho, referindo-se ao fogo que deflagrou em Pedrógão Grande e já provocou 64 mortos e mais de 150 feridos.

PUBLICIDADE

O fogo em Pedrógão Grande começou na localidade de Escalos Fundeiros e alastrou depois a Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria.

Desde então, as chamas chegaram aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra.

PUBLICIDADE

publicidade

Este incêndio já consumiu cerca de 26.000 hectares de floresta, de acordo com dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais.

Em comunicado entregue aos jornalistas no terreno, o autarca Fernando Lopes manifestou “o mais profundo pesar pelos trágicos acontecimentos que nos últimos dias assolaram a região” e, em particular, o município de Castanheira de Pera, solidarizando-se com as famílias enlutadas, a quem presta “as mais sentidas condolências”.

“Neste momento de catástrofe e de indescritível dor, não se pode deixar de realçar e agradecer o extraordinário espírito de solidariedade e entrega de todos quantos contribuíram para evitar que a tragédia assumisse proporções ainda maiores”, afirmou o presidente da Câmara de Castanheira de Pera.

O autarca destacou ainda “a preciosa ajuda” dos bombeiros, quer locais, quer das corporações que se mobilizaram de vários pontos do país, das instituições de solidariedade social, das forças de segurança, da Proteção Civil e de todas as entidades públicas e privadas, “sem esquecer os inúmeros populares”, que colaboraram de forma ativa no apoio e na defesa de pessoas e bens, permitiu combater o flagelo que atingiu de forma tão violenta o concelho de Castanheira de Pera.

“Esta enorme tragédia consterna-nos, comove-nos e enche-nos o coração de profunda dor, cobrindo de luto todos e cada um de nós”, declarou Fernando Lopes.

Neste âmbito, o município de Castanheira de Pera está disponível para “acionar os mecanismos que se afigurem necessários para prestar auxílio imediato a todas as vítimas”, uma vez que “as consequências desta calamidade são devastadoras”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE