No Dia de São Martinho, 11 de novembro, a tradição das castanhas assadas é muitas vezes acompanhada por um copo de jeropiga ou água-pé, bebidas típicas de outono.
Na tradição de São Martinho, as castanhas assadas, quentinhas e com sabor único, são o prato principal. Mas, para dar o toque especial à festa, o que não pode faltar são as bebidas típicas do outono: jeropiga, água-pé e vinho novo.
A jeropiga é uma bebida doce e alcoólica feita a partir do mosto de uva em fermentação, ao qual se adiciona aguardente para interromper o processo de fermentação. O resultado é uma bebida mais forte e mais doce do que o vinho, com teor alcoólico que pode variar entre 15% e 18%. A jeropiga deve ser servida fresca, com a temperatura ideal entre 8ºC e 10ºC. É fácil de encontrar nos supermercados, especialmente nesta época do ano.
PUBLICIDADE
Já a água-pé tem uma produção mais simples. É feita a partir do bagaço da uva (os resíduos da produção de vinho) que é misturado com água e, em alguns casos, aguardente. O teor alcoólico da água-pé é bem mais baixo, variando entre 2% e 6%. Menos doce e mais suave que a jeropiga, a água-pé deve ser servida a uma temperatura entre 10ºC e 12ºC.
Além disso, o vinho novo, produzido com a colheita das uvas do verão, também é tradicionalmente consumido neste dia, celebrando a chegada do novo ciclo da vinificação.
O Dia de São Martinho também é conhecido pelo fenómeno do “verão de São Martinho”, que traz um tempo mais quente e solarengo, depois de uma época de frio intenso. A lenda de São Martinho conta que um soldado romano, em plena travessia para sua terra natal, encontrou um mendigo gelado e sem abrigo. Com um gesto de generosidade, Martinho rasgou sua capa e deu metade ao homem. A partir desse momento, o céu se abriu e o sol brilhou intensamente, aquecendo o clima.
Desde então, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, esse fenômeno é celebrado como o “verão de São Martinho”, uma pausa temporária no frio do outono.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
