Saúde

Caso raro de mosca carnívora detetado numa pessoa

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 25-08-2025

Imagem: DR

O Departamento de Saúde dos Estados Unidos confirmou no domingo o primeiro caso humano de infecção pela Cochliomyia hominivorax, conhecida como mosca-bicheira-do-novo-mundo, associado a uma viagem internacional.

Segundo a agência Reuters, o caso foi confirmado a 4 de agosto pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e envolve uma pessoa de Maryland que tinha regressado de El Salvador.

O porta-voz do Departamento de Saúde, Andrew G. Nixon, assegurou que “o risco para a saúde pública nos Estados Unidos devido a essa introdução é muito baixo”. Até ao momento, este ano não foram confirmados casos em animais no país.

PUBLICIDADE

Trata-se de uma mosca cujas fêmeas depositam ovos em feridas de animais de sangue quente. Quando os ovos eclodem, centenas de larvas alimentam-se de carne viva e fluidos, diferentemente da maioria das moscas, que consomem apenas material morto. A infeção pode ser fatal se não for tratada atempadamente, tanto em animais como em humanos, pode ler-se na SIC.

A transmissão ocorre apenas da mosca para o hospedeiro, não havendo contágio de pessoa para pessoa.

O caso surge uma semana após a secretária do Departamento de Agricultura dos EUA ter anunciado, no Texas, a construção de uma instalação para esterilizar moscas, como parte de uma estratégia de combate à praga.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE