Região

Casimiro Coutinho é o candidato do Chega à Câmara de Arganil

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 horas atrás em 17-07-2025

 O Chega candidata à presidência da Câmara de Arganil o reformado de 66 anos Casimiro Coutinho, que nas últimas autárquicas integrou as listas do movimento que conquistou a União de Freguesias de Côja e Barril de Alva.

O cabeça de lista do Chega é natural de Peso da Régua e foi emigrante na Suíça durante 37 anos, onde foi técnico de produção na indústria cosmética e farmacêutica, tendo regressado a Portugal há cerca de sete anos, instalando-se em Arganil, no distrito de Coimbra, afirmou à agência Lusa Casimiro Coutinho.

O candidato é apenas simpatizante do Chega, tendo sido, no passado, militante do CDS-PP, depois do PSD e, por último, do Aliança, referiu.

PUBLICIDADE

Nas últimas autárquicas, integrou, como suplente, a lista do movimento Fazer o que Falta, que conquistou a União de Freguesias de Côja e Barril de Alva, onde reside.

“Aceitei o convite [do Chega] para tentar trazer uma frescura à cena política de Arganil, que vive no bipartidarismo desde há muitos anos”, afirmou à Lusa o cabeça de lista.

Casimiro Coutinho considera que o atual executivo, liderado pelo PSD, “está a fazer um bom trabalho”, mas com “algumas lacunas”.

Questionado sobre que lacunas são essas, o candidato disse que “são diversas”, mas escusou-se a apontá-las, referindo que tal será feito publicamente após a apresentação do programa eleitoral às autárquicas de 12 de outubro.

O partido irá apenas candidatar-se à Câmara e Assembleia municipais, afirmou, alegando que “ainda existe um certo ‘bullying’ à candidatura do Chega”, com algumas pessoas com medo de fazerem parte das listas.

Apesar de o programa ainda estar em elaboração, Casimiro Coutinho salientou que será proposta uma resposta de mobilidade no concelho, com “linhas de autocarros pequenos que passem em todas as freguesias e uma linha urbana, na sede do concelho, que ligue a vila à zona industrial e a todas as escolas”.

Uma melhor resposta na saúde, com uma “maior e melhor cobertura de médicos de família em todo o concelho”, melhorias na resposta de emergência e na educação serão outros dos temas que estarão elencados no programa, afirmou.

Um melhor aproveitamento da zona industrial e construção de habitação pública acessível serão outras das propostas do Chega, disse.

Além de Casimiro Coutinho, são candidatos à liderança da Câmara de Arganil o atual presidente do município, Luís Paulo Costa, que se recandidata a um terceiro e último mandato pelo PSD, e o empresário e antigo líder daquela autarquia Rui Silva, pelo PS.

O concelho de Arganil tem cerca de 11 mil residentes, de acordo com os Censos de 2021.

Nas últimas eleições autárquicas, o PSD elegeu cinco vereadores e o PS dois.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE