Vândalos atacam casas de fado na Coimbra da UNESCO!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-03-2018

Duas das conceituadas casas de fado de Coimbra foram vandalizadas pela calada da noite. 

PUBLICIDADE

capella 2

Nas paredes do Fado Hilário e do àCapela foi “carimbada” a mesma assinatura: TOURIST TRAP.

PUBLICIDADE

publicidade

No àCapella, situado numa antiga igreja da Rua Corpo de Deus, que denuncia a ato no Facebook, também se pode ler: TRADIÇÃO.

capella

PUBLICIDADE

Hoje foi a vez da Capela da Victória Património Histórico Municipal do séc XIV, recuperado para a cidade de Coimbra e galardoado com prémio de arquitectura Diogo Castilho 2004 ter sido vandalizado com grafitti! Já os nossos amigos da Casa de Fados Fado Hilário tinham sido presenteados há pouco tempo com este tipo de vandalismo.

Apelamos de forma muito séria às autoridades competentes CMC, PSP, PJ e outras que façam de forma célere as devidas diligências no sentido de investigar e punir o que aparenta ser um grupo organizado e bem motivado para este tipo de actos, sob pena de sermos TODOS reféns da barbárie!”

fado hilário

Manuel Portugal, fundador do Fado Hilário, na Joaquim António de Aguiar (Sé velha), lamentou no seu Facebook:
Hoje cheguei à Se Velha e tinha uma prenda na parede do Fado Hilario. Fiquei triste. A nossa vida não é fácil. Talvez porque não nos guiemos por dinheiro, o que é certo é que a conta bancária fala por si – ao contrário dos amantes de música que nós visitam.
Na verdade, se há coisa pela qual lutamos é por não ser uma armadilha para ninguém. Nem para turistas nem para os nossos.
Sempre levei este assunto a sério. Estudei Gestao Turística (não sei se há mais músicos de Coimbra que o tenham feito – o burro sou eu, claro) mas não é por isso que me relaciono com a Canção de Coimbra.
Isso é outra coisa.
A vida nem sempre é justa.
Obrigado a quem, comigo, acredita que Coimbra pode ter outro sentido que a velha guerra do rato e do queijo na ratoeira.
Triste. A razão às vezes não serve de nada. E o coração ressente-se. Sou contra a ratoeira da maldade.”

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE