Primeira Página

Casas e lugares de Montemor-o-Velho…na Capela de Santo António

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 16-11-2023

Está patente na Capela de Santo António, em Montemor-o-Velho, a exposição “Casas e lugares de Montemor-o-Velho, pelo olhar de um artesão…” que evoca a arte e a mestria do artesão montemorense Adriano Crispim.

PUBLICIDADE

A mostra apresenta cerca de 30 peças, gentilmente cedidas pela família, que dão a conhecer alguns dos edifícios e monumentos presentes na Vila de Montemor-o-Velho.

O coreto, o Solar dos Pinas, a Capela do Mártir Santo, o Castelo ou os edifícios municipais que albergam atualmente a Biblioteca Municipal Afonso Duarte ou o Centro Interpretativo de Montemor-o-Velho são algumas das peças que podem ser admiradas até dia 19 de novembro.

PUBLICIDADE

António Crispim nasceu em Montemor-o-Velho em março de 1924, tendo vivido sempre na Vila de Montemor-o-Velho, na antiga “Casa da Roda”.

Pedreiro de profissão, dedicou-se, depois de reformado, à arte da carpintaria (apesar de leigo no assunto), reproduzindo em peças de madeira alguns dos lugares mais conhecidos da Vila de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

A dedicação e o detalhe apresentado foram despertando a atenção do público e, por isso, foi convidado a mostrar as suas peças em diversas escolas, feiras de artesanato dentro e fora do Concelho e diversas Feiras do Ano.

Falecido em 2003, a sua arte continua a perdurar no tempo, bem como a sua generosidade: António Crispim não vendia as suas peças, oferecia-as a quem demonstrava interesse em as adquirir.

 

Integrada no percurso de visitação do Castelo, a exposição pode ser visitada, das 9h30 às 17h30, devendo ser solicitada a sua abertura junto do Posto Municipal de Turismo (no interior do Castelo).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE