Esta quarta-feira, 30 de julho, realiza-se o ensaio simbólico de carga da nova ponte pedonal suspensa em Foz d’Égua, na freguesia do Piódão, em Arganil, um momento que assinala a abertura oficial desta infraestrutura.
O Município de Arganil convidou voluntários para participar neste teste, que, embora simbólico, é acompanhado por técnicos especializados.
PUBLICIDADE
E quem são os primeiros a dar o passo de coragem? Um casal de idosos vindo de Ourém, que se voluntariou para testar a estrutura. “Venho de propósito para ir experimentar a ponte”, disse Maria de Lurdes enquanto refrescava os pés na piscina natural. Não tenho medo”, afirma sem rodeios.
Acompanhada pelo marido, Carlos Abreu, o casal mostra que espírito aventureiro não tem idade. “Acho que a ideia é juntar várias pessoas em cima da ponte para ver se ela aguenta. E vai aguentar, com certeza”, afirma Carlos, que já atravessou a ponte anteriormente e garante: “Está espetacular.”
Enquanto aguardam o início do teste, o casal aproveita o cenário idílico da serra e recorda com carinho outras visitas à região. “Gosto muito de vir aqui, de molhar os pés, de passear em Fraga da Pena, no Piódão. Gosto de tudo isto”, partilha Maria de Lurdes. “Está tudo muito bonito, requalificado, mas eu gostava mais do antigamente. Era mais natural.”
Carlos, embora confesse que nunca tomou banho naquelas águas, é presença assídua: “Venho sempre que posso. Isto é um postal. Lá em cima, no arco com a cruz, costumava ir muitas vezes. Agora custa mais, mas o meu filho ainda hoje lá subiu.”
Num ambiente de festa e expectativa, a ponte será testada por vários voluntários que, como este casal, decidiram fazer parte da história local.
Os ensaios técnicos de segurança já foram realizados por profissionais, garantindo a estabilidade e segurança da ponte. Este ensaio tem, sobretudo, um caráter demonstrativo, simbolizando a inauguração oficial da nova ligação pedonal.
A nova ponte, que substitui a antiga estrutura interditada, representou um investimento de 150 mil euros e reforça a conexão entre as margens do rio, oferecendo aos visitantes uma visão renovada deste local emblemático de grande valor paisagístico.
Além disso, será inaugurada a requalificação da zona balnear de Foz d’Égua, que contou com um investimento de 110 mil euros para melhorar acessibilidades, conforto e segurança para os visitantes.
A participação no ensaio simbólico é aberta ao público, sendo o transporte e as responsabilidades dos voluntários da inteira responsabilidade dos próprios.
PUBLICIDADE