Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Casa de Miguel Torga em Sabrosa recuperada para museu e polo turístico

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 13-09-2017

A casa de Miguel Torga, em São Martinho de Anta, Sabrosa, vai ser recuperada e adaptada a um espaço museológico e de memória do escritor e médico, anunciou hoje a Direção Regional da Cultura do Norte (CCDR-N).

PUBLICIDADE

Miguel Torga

Segundo a DRCN, o contrato de financiamento para a execução do projeto vai ser celebrado na sexta-feira, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

PUBLICIDADE

publicidade

Miguel Torga, cujo nome de batismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de agosto de 1907 em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa (Vila Real), e morreu a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra.

O edifício térreo, datado de 1950, foi doado em 2014 pela filha do escritor, Clara Crabbé Rocha, à DRCN. A casa possui um ‘hall’, uma cozinha e sanitário, uma sala de estar e três quartos.

PUBLICIDADE

A DRCN desenvolveu, entretanto, um projeto para transformar a antiga e pequena casa de Torga num espaço de visita.

O projeto, que compreende um investimento total de 341 mil euros será objeto de financiamento em 90% pelo Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do programa Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação de Destino.

O projeto, segundo a DRCN, inclui a adaptação da casa e terreno circundante num espaço museológico e polo turístico, dedicado à vida e obra de Miguel Torga, bem como a implementação de um plano de comunicação turístico-cultural do espaço, através da dinamização dos roteiros torguianos.

A ideia passa por transformar este projeto no ponto de partida para uma rota turística dedicada a Miguel Torga.

Este roteiro poderá permitir aos turistas visitar a região, guiando-se pelos lugares que inspiraram o escritor, desde o largo do Eirô, a capela de Nossa Senhora da Azinheira, o santuário rupestre de Panóias, os miradouros de São Leonardo da Galafura ou de São Salvador do Mundo.

Torga inspirou-se na sua aldeia e nas paisagens do Douro para criar muitas das suas obras, desde os poemas, os contos ou os romances, como a “Criação do Mundo”, “Bichos”, “Contos da Montanha” e “Vindima”.

O processo de classificação da casa de Torga como monumento de interesse público (MIP) encontra-se atualmente em curso.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com