Coimbra

Casa dos Pobres de Coimbra “na mira” da Segurança Social e ASAE

António Alves | 5 horas atrás em 06-07-2025

A qualidade da alimentação e um número maior de utentes do que é permitido são algumas das queixas feitas contra a instituição Casa dos Pobres em Coimbra.

Os factos foram revelados no programa “A Prova dos Factos” da RTP emitido na sexta-feira, 4 de julho. Nesse trabalho jornalístico, é referido que há dias em que os utentes jantam, por exemplo, lasanha congelada ou arroz com pizza.

Segundo uma antiga enfermeira, a instituição com sede em São Martinho do Bispo recolhe alimentos em final de prazo ou já fora de prazo, colocando esses produtos em arcas congeladoras “escondidas numa garagem”.

PUBLICIDADE

“A alimentação é muito precária, muito precária, porque é uma instituição que basicamente não faz compras, então vive de donativos”, frisa esta testemunha.

A presidente Maria Luísa Carvalho responde que não têm “más disposições, nós não temos diarreias, portanto aquilo que vai para a mesa, para os nossos idosos, é perfeitamente testado. Portanto, aquilo que os idosos comem, os trabalhadores comem”.

A denúncia levou a que a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) tivesse efetuado uma inspeção à Casa dos Pobres onde lhe foi “instaurada um processo de contraordenação pelo incumprimento de vários requisitos legais, entre os quais falta de requisitos de higiene, falta de registros de temperatura dos equipamentos de frio e de armazenamento de géneros alimentícios”, garantindo também que continuaria a acompanhar a situação.

Sobre a presença de mais utentes do que o permitido, foram efetuadas queixas junto da Segurança Social que “detectou irregularidades, entretanto corrigidas pela Casa dos Pobres”.

Maria Luísa Carvalho explicou que está de consciência tranquila e que as denúncias não passam da vingança de alguns funcionários.

Veja o programa (primeiros 11 minutos)

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE