Coimbra

Casa do Povo da Abrunheira com prejuízos de 200 mil euros

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 14-10-2018

O presidente da direção da Casa do Povo da Abrunheira, em Montemor-o-Velho, estimou hoje à agência Lusa prejuízos nas instalações superiores a 200 mil euros decorrentes dos danos provocados pela tempestade Leslie.

PUBLICIDADE

Os três lares da Casa do Povo da Abrunheira, naquele concelho do distrito de Coimbra, sofreram graves danos, o que tem obrigado a um trabalho exaustivo naquelas instalações.

PUBLICIDADE

publicidade

“São centenas de milhares de euros de prejuízos, seguramente acima dos 200 mil euros. Apelo a que os seguros aturem rápido e que não seja necessário concurso público para as obras. Deve também ser criada uma linha de crédito para que seja possível, rapidamente, começar as obras. É importante evitar burocracias. É um estado de calamidade pública”, explicou.

José Carvalho explicou que a Casa do Povo da Abrunheira tem três lares e que o mais moderno, o complexo social sénior, tem todas as áreas comuns destruídas.

PUBLICIDADE

“Os utentes estão nos quartos, porque essa ala ficou intacta. Vamos tentar fazer do centro de dia a ala comum para estes utentes, mas isso obriga a uma deslocação dos utentes”, sublinhou.

O responsável garantiu que mais de 50% do telhado desta estrutura desapareceu e que mais de 20 painéis de aquecimento de água foram levados pela tempestade.

“Não há corrente elétrica, não há água quente e a água está sem pressão. A freguesia não tem energia elétrica”, disse.

Cinquenta por cento destes utentes sofrem de demências e “este tipo de catástrofe” interfere muito na situação emocional deles”, lembrou.

No centro sénior, outra estrutura desta Casa do Povo, há “várias janelas partidas” e não é possível “estar a utilizar a sala comum.

“O telhado tem bastantes danos e estamos confinados a algumas áreas. O problema agora vai ser conseguir pessoas para arranjar os telhados. A catástrofe teve uma dimensão tal que vai ser impossível acorrer a todos os problemas”, lamentou.

A residência sénior, outro espaço da associação, ficou melhor, “mas com muitas partes destruídas” e a direção está a pensar por quartos desocupados a funcionar para alguma eventual transferência de utentes.

A Casa do Povo da Abrunheira tem mais de 80 utentes distribuídos pelos três espaços.

O lar da Casa de Povo da Abrunheira, com mais de 40 idosos, ficou no sábado à noite sem telhado, disse hoje, também à agência Lusa, o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, que falou numa situação “muito complicada” no concelho.

“A nossa prioridade é desobstruir vias, de forma a conseguirmos chegar a todo o lado para termos noção da realidade, nomeadamente na rede elétrica”, disse.

Emílio Torrão mostrou-se muito preocupado com esta situação e explicou que, como há muitos estragos na rede elétrica, é praticamente certo que se irá sentir falta de água no concelho.

“Andámos toda a noite a desobstruir vias e continuamos com essa tarefa. Há muitos danos na sinalética, em postes, em sinais luminosos, na rede elétrica, enfim, em tudo”, explicou, num balanço “muito, muito provisório”.

O pavilhão das Meãs tem danos estruturais muito graves que vão impedir a continuidade do funcionamento daquele espaço e outros pavilhões, como o municipal, em Montemor-o-Velho, ficaram igualmente sem telhado, disse.

“Há ainda pelo menos três, quatro famílias, que foram realojadas em casas de familiares. Mas admito que haja mais, até porque pelo menos uma família não quis sair de casa, apesar dos danos”, referiu o autarca.

A tempestade Leslie provocou 27 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil, de acordo com o balanço mais atualizado desta autoridade.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE