Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Casa das Talhas vai ter habitações, restauração e museu

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-12-2018

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, a abertura do concurso público da empreitada de “Reconstrução e Construção de Edifício ‘Casa das Talhas’ Rua Fernandes Tomás, n.º 58 a 66”, inserida no Programa Reabilitar para Arrendar. O concurso público apresenta um preço base de 895.680,16 euros (a que acrescerá IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 300 dias.

PUBLICIDADE

O objetivo é dotar a “Casa das Talhas” de habitações nos 1.º e 2º andares – mais concretamente três T3 e um T2 com configuração duplex – um estabelecimento de restauração e bebidas no rés-do-chão e uma galeria/espaço museológico na cave e subcave.

A empreitada prevê a reconstrução do edifício, dotando de habitações, estabelecimento de restauração e espaço museológico. Recordamos que, ao longo de vários anos de estudos, este imóvel já revelou um conjunto de importantes achados arqueológicos. No edifício, construído sobre a muralha da cidade, foi identificada parte da Muralha, uma Torre pré-islâmica e uma quantidade significativa de talhas antigas encastradas num aparelho de alvenaria – 40 na subcave, uma na cave e uma no rés-do-chão – que está na origem da denominação “Casa das Talhas”. Parte da Torre assenta sobre uma estrutura que aponta para a época romana.

Este edifício sofreu amplas remodelações ao longo dos séculos, destacando-se os vestígios arquitetónicos quinhentistas, a calçadinha de vidraço aplicada com motivos geométricos e pinturas murais ao nível do rés-do-chão e painéis azulejares do século XVII ao nível do rés-do-chão e 1º andar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com