Conecte-se connosco

Lazer

Casa das Artes Bissaya Barreto recebe festival Les Siestes Coimbra 2022

Publicado

em

Festival de música experimental decorre de 2 a 4 de setembro no jardim da Casa com uma programação coniderada desafiante.

O jardim da Casa das Artes Bissaya Barreto volta a acolher o festival Les Siestes, um evento de música experimental e exploratória, originalmente realizado em Toulouse, França, que teve a sua primeira edição em Portugal no ano de 2018, em Coimbra.

Ao longo de 3 dias é possível assistir, no relvado da Casa, a DJ sets e a atuações ao vivo de artistas como Ocaso, Ece Canli e Nina Harker, Nocturnal Emissions, Caucenus e Esther, Nídia, Luis Pestana, Burnt Friedman & João Pais Filipe.

A edição de 2022 integra a Temporada Portugal — França 2022 e permite apreciar o trabalho resultante das residências que juntaram artistas que habitam em Portugal e em França, a convite dos curadores do festival.

Alexandre Lemos, programador cultural da Fundação Bissaya Barreto, destaca o tema central do evento, esclarecendo que “todos os concertos no alinhamento resultam de um processo criativo tangente a Portugal”. O espetáculo conta com a presença de músicos de diversas nacionalidades, com a particularidade de o “trabalho apresentado ter como foco, em algum momento, Portugal”, seja “pela da residência, ou porque mudaram para cá recentemente, ou até, porque o disco publicado é editado por um selo português”. Para o responsável, o festival simboliza ainda uma reflexão ao nível do entendimento do nosso país, questionando “poderá a criação contemporânea contribuir para o nosso entendimento deste lugar que partilhamos?”.

Motivado pelo regresso do Les Siestes, o programador cultural realça sentir “uma enorme satisfação. Este festival simbolizou sempre, desde a primeira edição em Coimbra, uma enorme capacidade de ultrapassar barreiras e acreditar no futuro.”, acrescenta.

Com entrada livre no festival, a Casa das Artes espera receber um público diverso como reitera Alexandre Lemos, que pretende alcançar “desde os curiosos que chegarão sem encontrarem barreiras, aos mais avisados, que terão nestas 3 tardes uma oportunidade de encontrar ao vivo músicos que já seguem à distância há algum tempo. Esperamos um relvado inundado também pelas famílias que sabem que a Casa é um lugar confortável e seguro, onde todos são bem recebidos”, refere.

Depois de ter passado por Paris, Berlim, Riga, Cairo, Haia, Kyoto, Montreal, Brazzaville, Abu Dhabi, Buenos Aires, Amesterdão, Seul, Leipzig, Milão e Conacri, a programação desafiante do festival tem um compromisso com a diversidade artística e cultural, nos palcos e nos relvados que servem de plateia aos concertos, que acontecem sempre em jardins privilegiados no centro destas cidades.

Programa do Festival Les Siestes Coimbra 2022

Sexta-feira – 2 de setembro
Ocaso

Sábado – 3 de setembro
Luis Pestana
Nocturnal Emissions
Caucenus and Esther
Nídia

Domingo – 4 de setembro
Ece Canli + Nina Harker
Burnt Friedman & João Pais Filipe
Mais informações:
https://www.fbb.pt/cabb/sobre-o-festival/
http://go.fbb.pt/linksdacasa/
https://www.facebook.com/events/785612316126639

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com