A Casa da Esquina deu inicio ao projeto “Leituras em Voz Bem Alta”, cujas primeiras sessões decorrem na EB 2,3 Martim de Freitas. Voltada a técnicas dramatúrgicas e interpretativas, a proposta envolve alunos do terceiro ao sexto ano.
Quinze turmas são contempladas com o exercício de coros de leituras: um ato partilhado que aproxima os participantes do jogo da performance e do teatro, facilitando a exploração da voz, do ritmo e da escuta enquanto ferramentas de expressão e compreensão dos textos.
Durante dois meses, a iniciativa piloto visa sensibilizar as crianças para a literacia e para a vontade de ler a partir de materiais próximos dos seus interesses que as possam cativar, além de incentivar o contacto com a poesia, prosa e outros géneros literários. O cruzamento de práticas artísticas com o quotidiano escolar promove também a concentração, o trabalho em grupo e a confiança das crianças envolvidas.
“Leituras em Voz Bem Alta” insere-se na missão da Casa da Esquina de reforçar a ligação entre cultura, escolas e comunidade através de ações que colocam os alunos no centro da experiência criativa e que valorizam a sua participação ativa.