Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Casa da Escrita acolhe exposição e apresentação do livro “Arte Metáfora da Vida” de Élia Ramalho

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-10-2018

 

PUBLICIDADE

A Casa da Escrita acolhe, no próximo sábado, dia 3 de novembro, pelas 15h00, a apresentação do livro “Arte Metáfora da Vida”, da autoria de Élia Ramalho (texto e ilustração).

PUBLICIDADE

publicidade

Paralelamente, será inaugurada uma exposição, inspirada num quadro autobiográfico de Élia Ramalho, que foi sendo realizado entre 2012 e 2018. A mostra inclui ainda um conjunto de outras quatro obras, de períodos diferentes, relacionados com o mesmo tema.

O livro “Arte Metáfora da Vida” é um álbum ilustrado, um livro infantojuvenil que poderá constituir uma ferramenta de trabalho no desenvolvimento de ateliers, ações de formação e atividades lúdicas e pedagógicas enquadradas na temática da Educação pela Arte.

PUBLICIDADE

É, como refere a sua autora, um livro cheio de pequenas histórias contadas por desenhos, decalques, pegadas, brinquedos, palavras, livros… um fragmento de um percurso com muito de bom. Um alimento da infância que espero possa ser vosso também. O conteúdo é tão versátil quanto o público possa ser: crianças, jovens e adultos. Um desafio para alimentar a infância de todos, misturando brincadeira com arte.

“Arte Metáfora da Vida” foi, assim, criado como uma forma de fazer um álbum de memórias onde a autora espera que possam e queiram interagir com ela. É só um primeiro passo para um projeto cada vez mais interdisciplinar e alternativo.

Élia Ramalho é natural de Tomar e vive em Coimbra. Licenciada em Artes-Plásticas – Pintura, na ARCA – EUAC (onde também fez Mestrado em Comunicação Estética), é doutoranda no curso “Materialidades da Literatura”, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com uma tese sobre “Interação entre texto e imagem a partir da obra ilustrada de Júlio Pomar”.

A artista plástica realizou inúmeras exposições/bienais individuais e coletivas estando representada em diversos espaços e coleções. É produtora e editora de projetos pedagógicos de educação pela arte, incluindo uma coleção de três volumes sobre “Artistas com História” – Frida Kahlo, Vincent van Gogh e Pablo Picasso.

A exposição pode ser visitada até ao dia 28 de novembro, de segunda a sexta, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com