Cidade

Casa da Criança em Taveiro vai acolher Extensão de Saúde e Abrigo de Emergência

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-08-2020

Na apresentação do anteprojeto, de reabilitação e de alteração da Casa da Criança em Taveiro, para uma Extensão de Saúde e Abrigo de Emergência, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, começou por afirmar que o espaço “estava miseravelmente ao abandono”, e que a autarquia só pode intervir com o processo de descentralização. 

PUBLICIDADE

Ao executar a tão ansiada intervenção com fundos exclusivamente da autarquia, “estamos a assumir responsabilidades públicas”, afirmou o autarca, manifestando o seu desagrado por a atual extensão do Centro de Saúde de Taveiro funcionar em “em instalações arrendadas, em avançado estado de degradação, carecendo de obras profunda e alvo de enorme insatisfação por parte da população e dos profissionais que lá trabalham”, concluiu.

PUBLICIDADE

A Casa da Criança em Taveiro vai ser reabilitada e alterada permitindo adaptá-la às novas valências de Saúde Familiar, para servir uma população de 5700 utentes, e social com o Abrigo de Emergência.

Inserido num lote de terreno com 3850m2, o edifício composto por dois andares com uma área de 643,50m2, construído nos anos 70, anteriormente com valências de caráter social (infantário) será agora adaptado em cumprimento das Orientações para Instalações e Equipamentos para unidades de Saúde Familiar da Administração Regional de Saúde, reduzindo ao mínimo indispensável a intervenção e descaracterização interior do edifício original. O imóvel não apresenta graves deficiências generalizadas, excetuando-se as instalações sanitárias vandalizadas, os vãos exteriores com vidros partidos e de funcionamento deficiente, e infiltrações pontuais no andar superior.

PUBLICIDADE

publicidade

A CM Coimbra pretende instalar ao nível do rés-do-chão a Extensão de Saúde de Taveiro, composta por zona de espera, receção/secretariado, instalação sanitária de utentes, salas de tratamentos, gabinetes médicos, de enfermagem, e de consulta, depósitos de lixo, depósitos de material esterilizado, depósitos de material clinico, depósitos de sujos e despejos, enquanto numa zona mais segregada funcionam as áreas exclusivas ao pessoal, como a sala polivalente, copa/sala do pessoal, e instalação sanitária/vestiários do pessoal.

 

 

Para o Abrigo de Emergência com entradas e utilização autónoma através do acesso pelo espaço anteriormente ocupado pela lavandaria, temos ainda ao nível do rés-do-chão a cozinha com despensa, e a instalação sanitária, enquanto no nível do piso superior temos uma instalação geral, duas salas amplas com camaratas, duas instalações sanitárias com banho, arrumos individuais e arrumos diversos.

 

 

 

A nível exterior está previsto o encerramento da zona coberta através de um “ecrã” revestido a ripado de madeira, já para a compartimentação interior é proposta a utilização de matérias não evasivos e perenes, que permitam uma maior rapidez de construção e de complementaridade com o espaço existente e infraestruturas necessárias a instalar. Assim, com a ocupação do espaço coberto permitirá criar uma zona de entrada com maior amplitude de modo a segregar a zona destinada aos utentes (zona de estar, atendimento e instalações sanitárias), e separá-la com os gabinetes de trabalho.

 

Na zona exterior envolvente, foram criados percursos pedonais e de transposição de obstáculos, com a introdução de uma rampa de acesso ao edifício.

 

A apresentação pública do anteprojeto de reabilitação e de alteração da Casa da Criança em Taveiro, contou com a presença dos vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade e Regina Bento, do presidente da União de Freguesias (UF) de Taveiro, Ameal e Arzila, Jorge Mendes, do presidente da UF de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, do vice-presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, João Rodrigues, do representante da Unidade de Saúde Familiar de São Martinho do Bispo, Eduardo Francisco, e do comandante do Posto Territorial de Taveiro da Guarda Nacional Republicana, António Carpinteiro, entre outras personalidades.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE