Cidade

Casa da Académica do Desporto nasce em Coimbra no Pavilhão Jorge Anjinho (com video)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-11-2020

As várias secções desportivas da Associação Académica de Coimbra (AAC) vão começar a utilizar o Pavilhão Jorge Anjinho, do Organismo Autónomo de Futebol (OAF), cuja equipa alinha na II Liga, a partir do início de dezembro, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Em conferência de imprensa, os presidentes da AAC e da Académica OAF anunciaram que as instalações, recuperadas pelo município de Coimbra após os estragos provocados pela tempestade Leslie (2018) vão passar a ser a Casa da Académica do Desporto.

PUBLICIDADE

“Este espaço já não tinha qualquer atividade desportiva até 2018, mas foi recuperado para os Jogos Europeus Universitários [que decorreram nesse ano em Coimbra], com muito esforço, e depois com a [tempestade] Leslie esse esforço foi por água abaixo”, começou por recordar o presidente da Académica OAF, Pedro Roxo.

PUBLICIDADE

publicidade

O dirigente salientou a recuperação do pavilhão, “que tem uma importância histórica para a cidade de Coimbra e uma importância sentimental para o OAF e AAC”.

“Este espaço vai ser novamente o local de convívio comum entre o OAF e as diversas secções da AAC, no caminho para uma Académica única, que sempre procurámos e continuamos a procurar”, afirmou.

O presidente da AAC, Daniel Azenha, frisou que o crescimento das 27 secções desportivas necessita de espaços edificados para a prática desportiva, que envolve atualmente mais de 3.000 atletas.

“É inequívoca a ligação da casa-mãe ao OAF e este edifício espelha bem essa convivência entre as duas instituições”, referiu o líder estudantil, que está prestes a terminar o mandato.

A recuperação do pavilhão Jorge Anjinho, sobretudo a cobertura, resultou de um programa de apoio do município de Coimbra, na ordem dos 220 mil euros, como frisou o vice-presidente Carlos Cidade, responsável pelo pelouro do desporto.

A intervenção na cobertura permitiu também a reabilitação do piso, cujo apoio financeiro ainda não foi garantido pela Académica OAF, mas que, segundo o autarca, existe um compromisso de em janeiro de 2021 “ser aberta nova candidatura e que, com toda a certeza, este piso terá financiamento assegurado”.

Segundo o presidente Pedro Roxo, a recuperação total do pavilhão Jorge Anjinho representa um investimento de quase meio milhão de euros, incluindo a recuperação da cobertura e do piso.

Veja o video.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE