Primeira Página
Casa Biscaia na Figueira da Foz: 90 anos de história com muito pedal e pouco travão

Imagem: Comércio com História
Quem passa pelo Largo do Carvão, na Figueira da Foz, não deixa de notar a Casa Biscaia, com as suas antigas letras publicitárias que guardam décadas de história.
Fundada em 1935 por António Biscaia, a loja é um marco na venda de peças e assistência para bicicletas, mantendo-se na mesma família há mais de 80 anos.
PUBLICIDADE
A história começou na Rua Silva e Sousa, onde António e a sua mulher, que sempre esteve ao seu lado no negócio, residiam e trabalhavam. Durante os meses de verão, entre julho e setembro, a empresa mantinha um stand na Avenida 25 de Abril, junto à Piscina Praia, ao Grande Hotel e ao Hotel Costa de Prata, para o aluguer de bicicletas. Como lembra o atual proprietário, Vítor Biscaia, “durante o inverno esta era zona de ninguém”, e o stand era desmontado, relata o Comércio com História.
Ao longo do tempo, a Casa Biscaia resistiu à concorrência, que foi diminuindo até ficarem apenas dois negócios familiares: Biscaia e Alves Barbosa. A oficina mudou-se para a Praça Velha, local onde também eram realizados treinos para provas de bicicleta, e a loja de peças foi aberta no Largo do Carvão, nº 9 — na antiga sede do oculista e relojoeiro H. Morais.
Após a doença do marido, a esposa de António Biscaia assumiu integralmente a loja, tornando-se uma referência no domínio das peças para bicicletas, algo raro para uma mulher naquela época. Hoje, a Casa Biscaia está sob os cuidados do filho, Vítor Biscaia, que herdou a paixão pelo ofício e continua a dedicar-se à reparação e venda de acessórios para bicicletas.
Ao longo destas décadas, a Casa Biscaia não apenas acompanhou a evolução do transporte sobre duas rodas, como também participou ativamente de eventos e da comunidade ciclista, tornando-se uma referência local em lazer, esporte e mobilidade sustentável.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE