Vamos

Casa Adentro abre portas da memória coletiva e de espaços ímpares da cidade

Notícias de Coimbra | 5 horas atrás em 14-05-2025

A 3a edição do Casa Adentro acolheu centenas de participantes no passado sábado, dia 10 de maio, que visitaram 15 espaços situados em quatro zonas diferentes da cidade. Uma oportunidade única para (re)descobrir espaços singulares de Coimbra, muitos deles habitualmente inacessíveis ao público.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Entre visitas orientadas por voluntários e comentadas por especialistas, uma conversa, um concerto, uma sessão de declamação de poesia e uma exposição de fotografia, foram então 15 os espaços visitados, espalhados por quatro zonas distintas da cidade, numa edição que se demarcou pela valorização da memória coletiva.

PUBLICIDADE

Numa lógica multidisciplinar de promoção do conhecimento a partir da arquitetura, o Casa Adentro voltou a celebrar o diálogo entre a cidade, a arquitetura e os seus habitantes, numa edição que contribuiu para o reforço do sentimento de comunidade(s) através da valorização da memória coletiva. O evento contou com a participação de cerca de um milhar de pessoas, contabilizando os eventos principais e as atividades paralelas.

Com um programa pensado para a dimensão da cidade e desenhado tendo em conta as especificidades de adaptação ao território de Coimbra, a iniciativa arrancou na sexta-feira, dia 9 de maio, com uma conversa em torno do documentário “Salatinas – Memórias da Alta de Coimbra”, que reuniu os autores Filipa Queiroz, Rafael Vieira e Tiago Cerveira, no Arquivo da Universidade de Coimbra. No dia seguinte, visitas guiadas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas, de entrada gratuita, decorreram entre as 10h00 e as 18h00, destacando-se a acessibilidade dos espaços e o regresso ao local mais visitado na 1ª edição do evento, em 2022, o Hotel Astória. O espaço foi novamente o mais procurado nesta edição.

Entre os 15 espaços abertos ao público, foram realizadas 93 visitas, que permitiram vivenciar o quotidiano e as memórias de edifícios e espaços arquitetónicos, distribuídos pelos quatro circuitos (Celas, Praça, Alta e Baixa): Bairro de Celas, Observatório Geofísico da Universidade de Coimbra, Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), CEIS20, Associação Cristã da Mocidade, Associação Académica de Coimbra, Escola EB1 de Santa Cruz, Arquivo da Universidade de Coimbra, Prisão Académica, Serenata Hostel, Capela da Misericórdia, Centro de Artes Visuais (CAV), Pharmacia Guesthouse, Hotel Astória e Estação Nova.

O programa contemplou, ainda, atividades paralelas, que fomentaram a interação com os espaços visitados: um concerto coral com o Coro APRe! e o Coro de S. Silvestre (na Capela da Misericórdia), uma sessão de poesia com o coletivo declAMAR Poesia na Pharmacia Guesthouse e a inauguração da exposição de fotografia “O Mito do Grande Hotel”, da fotógrafa Clara Azevedo, no Hotel Astória.

Com início em 2022, o projeto Casa Adentro propõe a aproximação entre a comunidade e o património edificado e imaterial, promovendo um novo olhar sobre a arquitetura e os espaços urbanos de Coimbra, incluindo edifícios emblemáticos e outros menos conhecidos, que representam diferentes épocas, usos e tipologias. Uma organização da Câmara Municipal de Coimbra, com a Cultura e Risco Associação Cultural e a parceria do Centro Cultural Penedo da Saudade/IPC e DARQ.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE