O Cartola, na Praça da República, em Coimbra, está a preparar-se para uma nova vida.
A inauguração está prevista para a próxima semana.
O velho café dos estudantes – ponto de encontro da movida coimbrã -, dará lugar a um restaurante requintado.
O espaço foi ampliado e contará com três salas. Os novos concessionários decidiram manter o nome, embora o negócio tenha mudado. Fechado desde abril de 2023, renasce agora como restaurante.
PUBLICIDADE
A história do Café Cartola está repleta de (muitas) dívidas ao município de Coimbra. Concessionado em 1992, este espaço foi gerido pela empresa Restaurantes Barata Lda.
Em 2007, este antigo concessionário do Café Cartola devia 267 191,50 Euros à autarquia, valor esse que a autarquia presidida por Carlos Encarnação aceitou reduzir para 100.000 Euros, na sequência de um pedido apresentado pela firma.
Seis anos depois (2013), foi a vez da empresa GoodVibes Lda que, até ao ano anterior, não tinha efetuado o pagamento das rendas relativas pelos menos a 10 meses. Depois de tomar posse do espaço, a autarquia decidiu lançar novo concurso, o qual contou com 15 interessados.
Mas o facto do candidato vencedor ter entregue a proposta fora do prazo, levou o município a lançar novo concurso, reabrindo em 2015 pela mão da Requintobrigatório, Lda, com sede em Viseu, a qual prometeu pagar mais de 10 mil euros por mês.
Em 2023, nova polémica com falta de pagamento das rendas, mais concretamente quase um ano de alugueres em falta. A insolvência da sociedade levou o município a ter de cancelar a concessão e de lançar novo concurso.
C.I.C – Centro Industrial Confeiteiro, Unipessoal, Lda foi a empresa vencedora, mas o facto de não terem conseguido pagar a caução de 200 mil euros levaram a que o município tivesse concessionado o espaço à empresa segunda classificada no concurso, “Passeata Imóveis”.
A Praça da República ganha uma nova vida e glamour com um restaurante que promete
fazer a diferença pela qualidade, ecletismo e horário prolongado.
PUBLICIDADE