Conecte-se connosco

Região

Carta Aberta pelo Direito ao Lugar em discussão na Lousã

Publicado

em

Com o objetivo de alargar e aprofundar a reflexão e o debate sobre a perda de habitantes nas zonas rurais e nos centros das grandes cidades, o projeto Carta Aberta pelo Direito ao Lugar, está a dinamizar um ciclo de debates no qual participam pessoas e associações locais que integram esta causa.

Neste âmbito, no próximo dia 16 de julho vai ter lugar uma iniciativa que visa envolver os jovens do concelho da Lousã nesta temática. Está ainda previsto para o nosso concelho a realização de um debate público a decorrer no mês de setembro.

A  Associação de Cooperação da Lousã (Activar) e a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares  (ADSCCL) são duas das organizações da sociedade civil que participaram no processo de construção da Carta Aberta pelo Direito ao Lugar.

Esta iniciativa surgiu para alertar para o problema da perda significativa de habitantes nas zonas rurais e nos centros das grandes cidades utilizando uma perspetiva positiva destes territórios e não uma postura de vitimização.

O projeto envolve um total de quarenta e duas organizações da sociedade civil, do centro do país e da grande Lisboa, e foi desenvolvido no âmbito do projeto Ligações, promovido pelo Graal Portugal e pela FGS-Fundação Gonçalo da Silveira e é cofinanciado pelo Programa Cidadãos [email protected], componente dos EEA Grants e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

Este documento de posicionamento coletivo, que reivindica o Direito ao Lugar, está aberto à subscrição por parte de todas as pessoas individuais e coletivas que se revejam no seu conteúdo. O vídeo de apresentação da Carta Aberta para o Direito ao Lugar (em anexo) foi apresentado, em primeira mão neste encontro onde foram também delineadas estratégias para tornar esta nossa Carta visível e operativa. 

Pode ver o vídeo da Campanha no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=etKG2oX3JSQ&t=1s
 
Também pode subscrever a carta aberta pelo Direito ao Lugar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com