Política

Carneiro pede a Montenegro em Coimbra que pare e escute aquilo que o PS tem dito em várias áreas

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 04-11-2025

O secretário-geral do PS pediu hoje ao primeiro-ministro para parar e escutar aquilo que os socialistas têm dito sobre várias áreas em que o Governo tem vindo “a falhar consecutivamente”.

José Luís Carneiro pediu a Luís Montenegro “que pare e que escute” aquilo que lhe tem dito “e que procure arrepiar caminho”, lembrando que tem apresentado propostas num “conjunto de áreas em que o Governo tem vindo a falhar consecutivamente”.

O Governo “falhou e tem falhado na saúde, falhou e tem falhado na educação, falhou e tem falhado na habitação e está a falhar também no Plano de Recuperação e Resiliência”, afirmou o secretário-geral do PS, que falava aos jornalistas em Coimbra, onde marcou presença na tomada de posse de Ana Abrunhosa como presidente da Câmara daquele concelho.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Recusando comentar se a ministra da Saúde deveria demitir-se, José Luís Carneiro vincou que Luís Montenegro é “o primeiro e último responsável do Governo” e das respostas que são dadas ou a falta delas.

“O primeiro-ministro deve parar para pensar, porque há coisas muito graves que se estão a passar na vida do país”, vincou, questionando o Governo se tem ou não intenção de pôr em prática a proposta que o PS fez de criação de uma unidade de coordenação da emergência hospitalar.

Recordando que o inverno deverá ser rigoroso, o secretário-geral do PS salientou que é importante “saber se o Governo tem ou não tem soluções para questões que são estruturais e que todos os dias dão prova de um falhanço, nomeadamente a gestão da emergência hospitalar”.

José Luís Carneiro afirmou que unidades de coordenação semelhantes funcionam em países como Espanha, França ou Inglaterra, defendendo que a estrutura deveria estar sob alçada da Autoridade Nacional de Proteção Civil.