Cidade

Carlos Robalo Cordeiro no Exploratório a conversar sobre “respirar saúde”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 01-09-2020

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra prossegue esta quarta-feira, 2 de setembro, às 18h30, o ciclo Pontos nos iii – Science Beer Talks 2020, num sunset ao ar livre. Carlos Robalo Cordeiro, investigador do Centro de Pneumologia e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, estará à conversa sobre o tema “respirar saúde”. A entrada é livre, mas sujeita às medidas de segurança determinadas pela Direção-Geral da Saúde.

PUBLICIDADE

Esta quarta-feira, 2 de setembro, das 18h30 às 19h30, é tempo de voltar a pôr os Pontos nos iii, no seguimento do programa de conversas ao fim da tarde com investigadores. Esta terceira sessão da reabertura do ciclo de conversas com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, volta a decorrer no espaço exterior do Exploratório, com Carlos Robalo Cordeiro, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Partilha e interação relacionada com a enorme interface para o ambiente externo que representa o aparelho respiratório e que, por esse motivo, constitui a porta de entrada para inúmeras situações patológicas”, bem como um “enfoque na necessidade de prevenção da doença e de promoção da saúde respiratória”, mas também, “claro está, a presença obrigatória de boa disposição”, é o que o professor catedrático de Pneumologia promete nesta conversa.

Carlos Robalo Cordeiro foi presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (2010/2015), membro da Comissão Executiva da WASOG – Associação Mundial de Sarcoidose e Outras Granulomatoses (2011/2015) e secretário-geral da ERS – European Respiratory Society (2016/2019). Foi eleito em agosto de 2020 para o ciclo presidencial da ERS (vice-presidente 2020/2021, presidente eleito 2021/2022, presidente 2022/2023 e past-presidente 2023/2024). A sua principal área de interesse é a Doença Pulmonar Intersticial, tendo publicado mais de 120 artigos em revistas com factor de impacto, sendo revisor de 16 revistas nacionais e internacionais e membro do board de 8 revistas nacionais e internacionais.

PUBLICIDADE

publicidade

Pontos nos iii – Science Beer Talks é um programa anual de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, agora sujeitas às necessárias medidas de segurança decretadas pela Direção-Geral da Saúde, as sessões decorrem na primeira quarta-feira do mês, entre as 18h30 e as 19h30.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE