Coimbra

Carlos Reis apresenta Pessoas de Livro. Estudo sobre a personagem.

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 11-07-2015

A obra “Pessoas de Livro. Estudo sobre a personagem”, da autoria de Carlos Reis e edição da Imprensa da Universidade de Coimbra, vai ser lançada no próximo dia 15 de julho, pelas 17:30, no Anfiteatro IV da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

PUBLICIDADE

Neste livro encontram-se reunidos ensaios diretamente relacionados com o projeto de investigação “Figuras da Ficção” (Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras de Coimbra), com extensão ao blogue homónimo https://figurasdaficcao.wordpress.com.

Centrando-se na personagem, nos seus modos de existência ficcional e paraficcional, nas suas figurações e nos seus avatares, os ensaios que se encontram no livro tratam de revalorizar uma categoria narrativa que durante décadas foi relegada para as margens dos estudos literários. Nos últimos vinte anos, os estudos narrativos, tendo colhido muitas das conquistas concetuais e metodológicas da narratologia dos anos 80 do século passado, redescobriram na personagem um apreciável potencial de investimento semântico, de dinamismo transficcional e de articulação intercultural. É isso que está confirmado nos estudos em que aqui são tratados temas e subtemas como a figuração da personagem realista, a refiguração de personalidades históricas, a questão do insólito ou a representação paraficcional de figuras do chamado universo mediático.

PUBLICIDADE

Carlos Reis é professor catedrático e leciona Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Estudos Queirosianos. É coordenador do Centro de Literatura Portuguesa da FLUC.

Como professor convidado lecionou em diversas universidades estrangeiras: Salamanca, Wisconsin-Madison, Santiago de Compostela, Massachusetts-Dartmouth, Pontifícia Univ. Católica do Rio Grande do Sul e Univ. do Estado Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Dirige a História Crítica da Literatura Portuguesa e publicou mais de uma dezena de livros, em Portugal, Espanha, Alemanha, França e Brasil. Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente da Associação Internacional de Lusitanistas, reitor da Universidade Aberta (2006-2011) e presidente da European Association of Distance Teaching Universities (2009-2011).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE