Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Autárquicas

Carlos Páscoa vai accionar plano de emergência para desenvolver Soure

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 28-07-2013

carlos páscoa - imagem declação soure

PUBLICIDADE

Centenas de sourenses juntaram-se na Necrópole da Igreja de Santa Maria de Finisterra, em Soure, para ouvirem Carlos Páscoa a declarar que está disponível para ser o próximo Presidente da Câmara Municipal de Soure.

O evento promovido no passado sábado pela Coligação Soure Para Todos foi apresentado pelo conhecido jornalista Sansão Coelho. Este famoso homem da rádio e da comunicação é natural de Granja do Ulmeiro (Soure). Fez questão de estar com o seu amigo Carlos Páscoa e de saudar o candidato à presidência do município onde tem as suas raízes.

PUBLICIDADE

publicidade

A banda sonora do filme Alexander, da autoria de Vangelis, pelo seu simbolismo, foi a música escolhida pela candidatura de Carlos Páscoa para anunciar a chegada deste filho de Vinha da Rainha (uma das freguesias do município de Soure) ao recinto do “Castelo”, um dos ex-libris do concelho onde mantém residência.

O próximo presidente da Câmara de Soure frisou que o cenário que escolheu para fazer a sua “Declaração” é emblemático e, por isso, quis dar-lhe uma leitura social, cultural e política, recordando que “há jóias que nunca se penhoram e há passado que não se esquece.

PUBLICIDADE

Numa clara alusão a quem nas últimas duas décadas detém o poder local, assegurou que “4 anos são pouco, 8 anos é suficiente,12 anos já pode ser muito, 16 anos é um castigo e 20 anos é um sufoco!”.

Dirigindo-se directamente aqueles que “mandam” na terra que o viu nascer, fez questão de dizer aos “seus adversários”: Parem de errar em Soure! Chega de manter o concelho fechado à modernidade e aos ventos do progresso. Chega de ter uma actuação centrada na satisfação de poucos, deixando os problemas reais das populações por resolver. Chega de julgar todos e cada um por uma só bitola, afastando da vida social, comunitária e associativa aqueles que pensam pela sua cabeça. Chega de tanto acto efémero, sem dimensão e sem proveito e trabalhe-se para fornecer os serviços básicos a todos os cidadãos. Parem de transformar o Concelho num lugar de partida e não num ponto de chegada.

“A nossa terra fundou-se como fortaleza e agora afunda-se em desânimo. A nossa terra fez-se de rija têmpera e agora está sem rumo e sem vigor”, concluiu, visivelmente indignado, Carlos Páscoa.

Recorde-se que na última década o número de desempregados de Soure inscritos nos Centros de Emprego aumentou 27%. “É aterrador este número”, pelo que Carlos Páscoa se compromete a estabelecer, de imediato, um plano de emergência de apoio ao comércio e indústria do concelho de Soure. 

Neste âmbito, uma das propostas do ex-administrador da Fundação Bissaya Barreto é a criação de condições para a fixação de Centros de Alta Tecnologia, aproveitado a proximidade à Universidade de Coimbra e a outros Pólos de cultura científica, adiantado que o concelho de Soure deve estar na primeira linha da disponibilização de espaços e de meios para a criação e fixação de centros de investigação, de inovação e de experimentalismo universitário e académico.

Carlos Páscoa quer assim aproximar Soure das novas linguagens tecnológicas, dos novos ramos do saber e aproveitar ao máximo as competências técnicas e a preparação científica dos seus concidadãos.

Deu para perceber que futuro dos jovens do seu concelho é uma das grandes preocupações de Carlos Páscoa, que se recusa a deixar aos seus filhos uma terra sem vida, sem alma e sem gente. A população do Concelho decresceu 8% na última década e por cada 100 jovens há agora mais 15% de idosos, lamentou.

O líder de Soure Para Todos fez ainda questão de garantir que vai “apoiar o movimento associativo, mas sem provocar neste dependências, seguidismos ou temores”, manifestando assim o desejo de libertar os seus conterrâneos do “sistema” montado pelo actual presidente do executivo municipal e pelos seus seguidores e herdeiros políticos.

Carlos Páscoa terminou o seu discurso (muito aplaudido pelas centenas conterrâneos de todos os quadrantes ideológicos que fizeram questão de lhe ir dizer “sim, estamos contigo, todos por Soure, Soure Para Todos, o nosso partido é a nossa terra), declarando, que “no contexto em que esta campanha vai decorrer, muitos dos nossos concidadãos merecem que a nossa candidatura seja também um hino à Dignidade humana e uma manifestação de sonho, esperança e Liberdade”.

Assumindo o compromisso de proporcionar aos sourenses mecanismos de participação activa na definição das políticas públicas, Carlos Páscoa inova ao revelar que o seu “Gabinete” e os centros de decisão camarários serão deslocalizados, simbólica mas operacionalmente, pelas diferentes freguesias.

O empresário Manuel Serralha Duarte – Mandatário da candidatura Soure Para Todos; o Deputado (Pelo Circulo Fora da Europa) Carlos Páscoa Gonçalves, natural de Soure – Mandatário para as comunidades sourenses; Maurício Marques, também deputado na Assembleia da República, em representação dos partidos (PSD/CDS/PPM) que integram a coligação Soure Para Todos e Miguel Poiares Maduro – Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional foram as outras personalidades que se dirigiram às centenas de sourenses que se deslocaram à sessão de apresentação de Carlos Páscoa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com