Coimbra

Carlos Encarnação recusa medalha da cidade de Coimbra

António Alves | 6 horas atrás em 04-07-2025

O antigo presidente da câmara não vai receber a distinção na cerimónia desta sexta-feira, 4 de julho.

PUBLICIDADE

publicidade

Autarca conquistou a câmara a Manuel Machado no ano de 2001, tendo sido reeleito em 2005 e 2009. No final de 2010, Carlos Encarnação apresentou a demissão do cargo e abandonou a vida política.

PUBLICIDADE

Na tarde desta sexta-feira, 4 de julho, o advogado e antigo deputado da Assembleia da República deveria receber a Medalha da Cidade, Grau Ouro, conforme proposta aprovada na reunião do passado dia 30 de junho.

Ao tomar conta da decisão pela comunicação social, o antigo autarca comunicou ao atual presidente da câmara, José Manuel Silva, que recusava esta distinção.

Em declarações ao NDC, Carlos Encarnação referiu que entendia “estar a violar as regras” que ditaram a atribuição desta distinção – “autarcas do concelho que cumpriram, pelo menos, três mandatos à frente dos órgãos autárquicos do Município, independentemente de o terem feito antes ou após a entrada em vigor da limitação legal de mandatos”, refere a proposta.

“Para evitar complicações, resolvi comunicar que recusava a medalha”, afirmou, explicando de seguida que ao receber tal distinção podiam dizer “que estava a aproveitar-me”.

Recorde-se que, para além de Carlos Encarnação, também Manuel Machado não irá marcar presença na cerimónia do Dia da Cidade de Coimbra que tem início às 15:00 na Sala D. Afonso Henriques no Convento São Francisco.

Nesta sessão, vão ser distinguidas 54 personalidades e instituições que se distinguiram pelo seu contributo para o desenvolvimento, identidade e bem-estar da comunidade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE