Coimbra

Cáritas Diocesana de Coimbra promove debate sobre “Habitação em Tempos de Pandemia”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-05-2021

O Centro Comunitário de Inserção (CCI), equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra, está a promover um Ciclo de Debates sobre as problemáticas com que as técnicas deste Centro se debatem diariamente e para as quais procuram resposta. Nesse sentido, convidam a sociedade civil, entidades e instituições que se encontram no terreno, para discutirem as várias problemáticas que servirão de mote para as sessões, numa tentativa de encontrar soluções para o futuro.

PUBLICIDADE

O 1º Debate deste Ciclo é já no próximo dia 21 de maio, às 14h00, sob o tema “Habitação em Tempos de Pandemia”. O evento decorrerá em formato presencial, no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

O tema escolhido para esta primeira sessão é, segundo as técnicas do CCI, “um dos principais constrangimentos” com que se confrontam diariamente, na procura de habitações com rendas acessíveis aos agregados familiares que apoiam versus condições habitacionais. Apesar de esta ser uma realidade já antes da pandemia, a situação agravou-se mais nesta fase. É possível verificar que há pessoas em situação de sem abrigo que recorreram aos serviços do CCI, numa tentativa de sair da rua, mesmo aquelas que anteriormente já tinham sido sensibilizadas para arranjar um quarto e que sempre recusaram. Também famílias que estavam já integradas no mercado de trabalho, perderam os seus rendimentos por causa da pandemia da covid-19 e neste momento não conseguem pagar as rendas das casas.

PUBLICIDADE

publicidade

O CCI tem neste momento muitas dificuldades em dar resposta a todas as situações que acompanha. Esta iniciativa servirá também para levar a palco muitos dos intervenientes desta problemática, desde entidades públicas, instituições privadas, senhorios e testemunhos na primeira pessoa.

O evento é gratuito e os participantes obterão certificado de participação. As inscrições são obrigatórias e podem ser feitas por email – ccinsercaoaritascoimbra.pt – até ao dia 20 de maio, com limite de 60 vagas.

PUBLICIDADE

A Cáritas de Coimbra conta com o apoio da União das Freguesias de Coimbra e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra para a organização deste evento.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE