Coimbra

Cáritas de Coimbra usa soluções digitais para um envelhecimento mais saudável

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-01-2020

Entre os dias 20 e 24 de janeiro, a Cáritas Diocesana de Coimbra esteve em Pisa, Itália, para participar na reunião de lançamento do Pharaon – projeto que visa criar comunidades mais ativas e inclusivas na Europa, favorecendo um envelhecimento mais saudável com o apoio de soluções digitais.

PUBLICIDADE

A Cáritas de Coimbra esteve representada por Carina Dantas e Sofia Ortet, do Departamento de Inovação, que irão co-liderar os trabalhos de Disseminação do projeto com a AGE Platform e implementar o piloto português com a Universidade de Coimbra (Mare), a Universidade da Beira Interior, a Santa Casa da Misericórdia da Amadora e a Glintt, sob o tema das cidades inteligentes. Além disso, Carina Dantas integra o Grupo de Coordenação do Pharaon, sendo a Coordenadora do Piloto português e Presidente do Comité de Ética do projeto.

O Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing (Pilotos para um Envelhecimento Ativo e Saudável) tem como objetivo desenvolver plataformas integradas que permitirão fornecer cuidados de saúde personalizados e otimizados, mantendo a dignidade das pessoas mais velhas e aumentando a sua independência, segurança e capacidades. Para isso, propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontamente implementadas.

PUBLICIDADE

As plataformas integradas serão validadas através de uma fase de pré-validação e dos pilotos de larga escala (LSPs) localizados em seis territórios diferentes: Múrcia e Andaluzia (Espanha), Portugal, Países Baixos, Eslovénia e Itália. Cada piloto terá uma equipa de parceiros para garantir o seu desenvolvimento correto.

O consórcio do Pharaon é composto por 42 entidades europeias. No final, através da experiência adquirida ao longo do projeto, o grupo de trabalho espera estar em posição de contribuir significativamente para a agenda da União Europeia sobre envelhecimento ativo e saudável, um grande desafio nos diversos países da União Europeia.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE