Coimbra

Cáritas de Coimbra promoveu estilos de vida saudáveis

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 26-10-2022

No passado dia 19 de outubro, a equipa do Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Andrea Campos, Maria Inês Santos e Vera Pinto, realizou o evento multiplicador no âmbito do projeto Hands-on SHAFE.

PUBLICIDADE

Este teve lugar no Centro Comunitário de S. José (CCSJ), situado no Bairro da Rosa, em Coimbra, com o tema “A promoção de estilos de vida saudável: desafios e estratégias”. Foram convidadas alunas do curso de Nutrição e Dietética – Ana Fernandes, Ana Duarte, Catarina Busca e Vanessa Laborinha, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), que dinamizaram dois workshops sobre “Alimentação Saudável e Acessível” e “Dicas para adotar um estilo de vida saudável”.

Este evento teve como objetivo levar até à comunidade que frequenta o CCSJ o conceito de Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis (SHAFE) e os objetivos e resultados alcançados pelo projeto Hands-on SHAFE. O evento em Portugal teve como foco o módulo de formação “Estilos de Vida Saudável e Terapias”, desenvolvido pela Cáritas de Coimbra, com diversas dicas sobre alimentação, exercício físico e a importância do papel da comunidade e terapias na promoção do bem-estar.

PUBLICIDADE

publicidade

O evento contou com 20 participantes, que avaliaram esta iniciativa de forma positiva. Através das suas intervenções ativas, partilharam a necessidade de maior difusão de informação sobre saúde e dicas de bem-estar para os adultos mais velhos e cuidadores informais. Foram vários os participantes a referir que é muito importante a dinamização de sessões de formação nestas áreas, pelo impacto que têm na vida pessoal, familiar e na comunidade.

No final do evento, foram entregues os certificados de participação e um kit Hands-on SHAFE, composto por um saco de pano e uma garrafa de vidro, pois a promoção dos estilos de vida saudáveis e sustentáveis deve começar em por cada um de nós, nas nossas casas e comunidade.

PUBLICIDADE

O projeto Hands-on SHAFE pretende oferecer programas de formação em contextos de aprendizagem informal e ferramentas práticas que melhorem as competências das pessoas, em especial com baixas qualificações e/ou vulnerabilidades ou cognitivas ou físicas. O seu maior objetivo será permitir a estas pessoas que implementem ambientes saudáveis e amigos de todas as idades nas suas próprias casas e bairros, promovendo a inclusão social destas pessoas e incentivando-as a serem inovadoras nas suas comunidades.

O projeto Hands-on SHAFE é financiado pelo programa Erasmus+, da Comissão Europeia. É coordenado pela AFEdemy (Holanda) e conta com a parceria da Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), ISIS GMBH (Alemanha), Airelle Corrèze (França), Universidade Tecnológica de Dublin (Irlanda) e Universidade de Tecnologia de Varsóvia (Polónia).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE